Professora e mestrando da UFPE publicam artigo em revista internacional Qualis A1 sobre desertificação no Semiárido brasileiro

Estudo contou com a participação de pesquisadores do Brasil, Finlândia e Alemanha

A professora Andrezza Karla de Oliveira Silva, do Departamento de Ciências Geográficas, e o mestrando em Geografia Rodrigo Zimmerle dos Santos Rodrigues, ambos da UFPE, são coautores do artigo “Evaluating the temporal patterns of land use and precipitation under desertification in the semi-arid region of Brazil”, que foi publicado na revista internacional Ecological Informatics, da Editora Elsevier, posicionada no Qualis Capes no estrato A1 e, com fator de impacto 5,1.

O primeiro autor do trabalho é Bruno Fonseca da Silva é egresso da graduação em Geografia e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), ambos da UFPE, e ex-bolsista de Iniciação Científica da Facepe. Atualmente, ele é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada da Universidade de São Paulo, sendo orientado pelo professor Plínio Camargo (Cena-USP) e coorientado pela professora Andrezza Silva (DCG-UFPE). O estudo contou com a colaboração de professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Acre, University of Helsinki (Finlândia) e Philipps-Universität Marburg (Alemanha).

O estudo foi realizado no núcleo de desertificação de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, buscando avaliar as tendências de precipitação e vegetação, em associação às mudanças no uso e ocupação da terra entre o período de 1985-2019. Adicionalmente, foi elaborado modelo preditivo para avaliação do uso da terra em um período de 21 anos (2020-2040). O manuscrito disponibiliza em sua metodologia códigos de fácil execução, principalmente em linguagem R, para estudos de previsão de uso da terra e imputação de dados faltantes de precipitação.

Ao analisar os resultados do uso e ocupação da terra, foi possível compreender que a tendência positiva da vegetação está relacionada à expansão da agricultura e pastagem na região, ocorrendo a diminuição da vegetação nativa. Evidenciou-se, em comparação com estudos internacionais, que a degradação no Semiárido do Nordeste brasileiro se difere, por exemplo, de outras regiões semiáridas e áridas.

As questões relacionadas à influência da precipitação, transposição do São Francisco e construção de hidrelétrica também são abordadas no texto. Os aspectos metodológicos utilizados no artigo foram discutidos e poderão auxiliar na melhoria e exceção de novos estudos em áreas em processo de desertificação em diferentes escalas de avaliação.

O artigo publicado irá compor a tese de doutorado em andamento de Bruno Silva, intitulada “Solos degradados pela desertificação no Nordeste brasileiro: uma estratégia para recuperação, manejo e inserção social”, financiada no Brasil pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Professora Andrezza Karla de Oliveira Silva

andrezza.karla@ufpe.br