Professora e doutoranda do Centro de Educação da UFPE publicam artigo em revista Qualis A1 sobre ensino remoto emergencial

Primeira autora do artigo, Renata Vilar é professora da rede municipal de Paulista e faz doutorado na UFPE

A professora Viviane de Bona e a doutoranda Renata Vilar, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, do Centro de Educação (CE), são coautoras do artigo “Ensino remoto emergencial: Uma análise do que pensam estudantes universitários acerca desse fenômeno a partir da Teoria das Representações Sociais”. O trabalho feito pela dupla foi publicado na revista ETD – Educação Temática Digital, periódico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que está classificado no estrato A1 do Qualis Capes.

Primeira autora do artigo, Renata Vilar é professora da Rede Municipal de Ensino de Paulista e está fazendo doutorado na UFPE na linha de pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”.

Compreender as impressões que estudantes de diferentes licenciaturas tiveram do ensino remoto oferecido de maneira emergencial durante a pandemia de covid-19 era o objetivo o estudo financiado pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

Para realizá-lo, foi efetuada uma pesquisa essencialmente qualitativa ancorada na Teoria das Representações Sociais, em que cem participantes responderam a um questionário de evocação hierarquizada de palavras (sendo 60% deles oriundos de instituições públicas de ensino e os outros 40% de instituições privadas).

“Os resultados evidenciaram, por meio do plano fatorial de correspondência, distanciamentos dos sentidos existentes entre os grupos que cursaram disciplinas relacionadas às tecnologias digitais, 59 estudantes, e os grupos que não tiveram acesso a este conteúdo, 41 estudantes. Percebe-se que, enquanto as tecnologias digitais são evocadas como possibilidades educacionais por alguns perfis de alunos, isso se configura um enorme desafio para outros. Os achados também destacam reflexões distintas entre estudantes de universidades públicas e privadas, do ensino presencial e semipresencial acerca do ensino remoto”, afirmam as autoras.

Professora Viviane de Bona

viviane.bona@ufpe.br