Professora do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE lança livro sobre desastre ambiental alagoano com professora da Ufal

O livro pode ser baixado gratuitamente em pdf

As docentes Marcele Elisa Fontana, do Departamento de Engenharia Mecânica (Demec) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), do Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru, da UFPE, e Natallya de Almeida Levino, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), lançaram recentemente o livro “A cidade engolida. Desastre ocasionado pela extração irregular de minas de sal-gema em Maceió-AL: uma discussão inicial”.

A obra, dividida em oito capítulos, pretende discutir, de forma inicial, o tema desse desastre que ainda está em curso, e afetou, até agora, 60 mil famílias que tiveram que desocupar suas residências e micro e pequenos empresários na região. O livro pode ser baixado gratuitamente em pdf.

Marcele Elisa Fontana tem doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela UFPE. Professora no Departamento de Engenharia Mecânica e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC). Além disso, é líder do grupo de pesquisa em Decisões Estratégicas em Produção e Logística (Deplog) e editora-chefe do Journal of Perspectives in Management. Natallya de Almeida Levino tem doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Sinopse

O maior desastre socioambiental em área urbana, em curso no mundo, acontece em Maceió (AL). Vários fatores motivaram uma série de pesquisas acadêmicas sobre o assunto, dentre eles a magnitude do desastre: as 60 mil famílias que tiveram que desocupar suas residências e os micro e pequenos empresários afetados na região. A obra foi dividida em oito capítulos e pretende ser uma discussão inicial sobre a temática. Buscamos apresentar múltiplas visões e perspectivas do assunto de forma que propicie aos leitores um conhecimento global do tema. Como o desastre ainda encontra-se em curso, o que torna o processo de pesquisa dinâmico. O livro é resultado do projeto aprovado pelo Edital universal/CNPq, n° 403749/2021-2. Buscar a compreensão do leitor sobre a magnitude do desastre socioambiental em Maceió (AL) é o objetivo final dessa obra.

Data da última modificação: 21/08/2023, 14:22