Notícias Notícias

Voltar

Professora do curso de Engenharia Mecânica tem artigo publicado na revista científica The Extractive Industries and Society

O trabalho discute o desastre do afundamento de bairros em Maceió (AL)

A professora Marcele Elisa Fontana, vinculada ao Departamento de Engenharia Mecânica da e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da UFPE, teve artigo publicado na revista científica The Extractive Industries and Society. Intitulado “Using Group Decision-Making to assess the negative environmental, social and economic impacts of unstable rock salt mines in Maceio, Brazil”, o trabalho foi escrito originalmente em inglês e discute sobre o desastre do afundamento de bairros em Maceió (AL). 

Realizado de forma conjunta, o trabalho tem como autores Marcele Elisa Fontana (UFPE), Natallya de Almeida Levino (Universidade Federal de Alagoas - Ufal), Patrícia Guarnieri (Universidade de Brasília – UnB) e Sattar Salehi (Universidade Islâmica Azad - IAU). O artigo é resultante do projeto “Análise quali-quantitativa dos incidentes ocasionados pela mineradora Braskem em Maceió-AL, sob a perspectiva da sustentabilidade em suas dimensões econômica, social e ambiental”. Além disso, é qualificado como A1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Qualis A1 contempla periódicos de excelência internacional.

No artigo, os pesquisadores abordam sobre o desastre socioambiental causado pela instabilidade das minas de sal-gema em Maceió, de modo a afetar diretamente cerca de 60 mil famílias que precisaram ser realocadas. Desde 2018, diversos bairros da capital do estado de Alagoas sofrem com tremores do solo ocasionados devido à desestabilização das cavidades provenientes da extração de sal. Consequentemente, provoca-se a halocinese, que consiste da ascensão de material salino devido à diferença de pressão em condições específicas. Com isso, há a reativação de estruturas geológicas antigas, subsidência do terreno e trincas no solo e nas edificações.

Este desastre tem gerado diversos impactos como o fechamento do comércio local atingido, a diminuição da lucratividade do entorno, o fechamento de escolas, a desocupação de residências, o abalo psicológico, a modificação estrutural do ambiente. Com o intuito de avaliar os aspectos negativos causados, os pesquisadores desenvolveram um modelo de Tomada de Decisão em Grupo (GDM) baseado em análises qualitativas (Análise de Conteúdo Temática) e quantitativas (Técnica de Grupo Nominal). Os autores realizaram uma avaliação comparativa da opinião de três grupos: dois compostos por especialistas (professores acadêmicos e agentes públicos locais) e outro grupo formado por pessoas diretamente afetadas pelo desastre. Assim, foram realizadas 24 entrevistas, sendo 12 feitas com os cidadãos afetados e 12 com os especialistas.

Os dados obtidos na etapa anterior foram codificados em três grandes categorias de impactos: ambientais, sociais e econômicos. Como resultado, os moradores consideraram semelhante a relevância dos impactos nas três dimensões analisadas, enquanto os especialistas deram maior importância às dimensões social e econômica do que à ambiental. De acordo com os pesquisadores, o estudo contribui potencialmente para a sociedade ao orientar formuladores de políticas públicas no processo de tomada de decisão sobre ações mitigadoras e preventivas, e acadêmicos interessados na governança de desastres causados pelas indústrias de mineração.

Data da última modificação: 18/10/2023, 14:50