Professora aposentada da UFPE recebe Prêmio Lieselotte Ornellas Nutricionista Destaque no Brasil

Sônia Lucena fez a graduação, o mestrado e o doutorado na Universidade

A professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Sonia Lucena, do Departamento de Nutrição do Campus Recife, recebeu o Prêmio Lieselotte Ornellas Nutricionista Destaque no Brasil, da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). A honraria é um reconhecimento da contribuição científica e do trabalho realizado em prol da categoria. A premiação aconteceu, no último dia 19, durante a abertura do XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), realizado on-line devido à pandemia da Covid-19.

Foto: Reprodução do YouTube

Docente continua atuando em conselhos e fóruns ligados à Nutrição

“Ele [o prêmio] é muito importante, primeiro porque, embora aposentada, ainda estou ativa como nutricionista e professora, e esse título me fortalece a continuar de forma permanente nessa luta, trabalhar pelo direito humano à alimentação adequada e saudável e no combate à fome. Para isso, é necessário muita força e estímulo diário. Esse reconhecimento de uma trajetória nos anima e fortalece muito, além da indicação para concorrer ter sido da Associação Pernambucana de Nutrição, a quem tenho muito respeito”, comemorou a docente.

Pela primeira vez, o prêmio foi entregue a duas nutricionistas: a professora Sonia Lucena, indicada pela Associação Pernambucana de Nutrição (APN), e a professora Silvia Cozzolino, da Universidade de São Paulo (USP), indicada pelo Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª região. Assista ao vídeo da entrega do prêmio no YouTube da Associação Pernambucana de Nutrição (APN).

CURRÍCULO – Sonia Lucena é graduada em Nutrição (1978) pela UFPE. Possui mestrado (1990) e doutorado (2000) em Nutrição, ambos pela UFPE, instituição onde lecionou até o ano de 2012, quando se aposentou. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição em Saúde Pública.

Foi coordenadora técnica do Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da UFPE, contribuindo para a sua fundação. Foi coordenadora de gestão do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar e membro titular do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) – neste último, coordenou as comissões permanentes de Saúde e Nutrição e de Consumo, Nutrição e Educação, de 2004 a 2016.

Foi presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e consultora da Fundação Roberto Marinho para área de Nutrição. Também foi consultora de Segurança Alimentar da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco, em 2012-2013; presidente do Conselho Regional de Nutrição, no período de 1991-1992; membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco, de 2003 a 2019.

Foi vice-presidente da Associação Pernambucana de Nutrição (APN). Atuou como consultora na elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Paraíba (2016), do Estado de Pernambuco (2013), além do município de Jaboatão dos Guararapes (2017).

Atualmente, é membro do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar, vice-presidente do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá Recife, sócia da Associação Brasileira de Nutrição, da Associação Pernambucana de Nutrição, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), do Centro Josué de Castro, do Fórum Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e da Rede de Pesquisadores em Soberania e Segurança Alimentar.

Data da última modificação: 21/01/2021, 16:05