Notícias Notícias

Voltar

Professor emérito da UFPE Alcides Nóbrega Sial recebe Medalha de Ouro Koji Kawashita por contribuições nas Geociências

Cerimônia de premiação ocorreu no dia 11 deste mês, durante evento em Aracaju (SE)

O professor emérito da UFPE Alcides Nóbrega Sial, docente titular do Departamento de Geologia e do Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGEOC), do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), foi agraciado com o Prêmio Medalha de Ouro Koji Kawashita pela Sociedade Brasileira de Geoquímica. Este prêmio é concedido a profissionais que, ao longo de suas carreiras, desempenharam um papel crucial no estabelecimento e desenvolvimento de laboratórios analíticos reconhecidos nacionalmente, proporcionando suporte essencial às Geociências. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 11 deste mês, durante o XIX Congresso Brasileiro de Geoquímica, realizado em Aracaju (SE), de 9 a 11 de agosto.

Foto: Divulgação

Alcides Sial recebe prêmio no evento

Este reconhecimento, concedido pela Sociedade Brasileira de Geoquímica, destaca a importância do trabalho incansável do professor Alcides Sial e sua influência na promoção do conhecimento científico nas Geociências. E que o PPGEOC, sob a sua orientação, tem sido um farol na promoção de pesquisas de alta qualidade e inovação na área. A premiação com a Medalha de Ouro Koji Kawashita é uma afirmação adicional da excelência que o professor e sua equipe têm demonstrado ao longo dos anos.

O XIX Congresso Brasileiro de Geoquímica é um fórum significativo para a reunião de especialistas e pesquisadores no campo da Geoquímica, permitindo o compartilhamento de ideias, descobertas e avanços que impulsionam a área adiante.

BIOGRAFIA - Nascido no Recife em 14 de dezembro de 1942, o homenageado é graduado em Geologia (1966), pela UFPE. Possui doutorado em Geologia (1974), pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, além de quatro pós-doutorados em universidades americanas. Ingressou como docente na UFPE em 1967, tendo se aposentado em 2012, mas continua atuando na pós-graduação. Ao longo da carreira acadêmica, atuou como professor visitante na Universidade do Texas, na Universidade da Georgia e na Universidade de Wisconsin, todas nos Estados Unidos. Realizou estágios em instituições dos Estados Unidos, Canadá, Escócia, Japão e Portugal. Também participou de expedições geológicas de campo nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Coreia do Sul, Portugal, Chile, Argentina, Uruguai e Trinidad e Tobago.

Orientou 29 estudantes de iniciação científica, orientou/coorientou 32 mestres e 18 doutores, além de oito pós-doutores. Participou de cerca de 160 bancas examinadoras. Publicou, aproximadamente, 210 artigos em periódicos científicos, além de 220 trabalhos completos em anais de congressos, três livros, 26 capítulos de livros e mais de 315 resumos nas áreas de petrologia ígnea e geoquímica de isótopos estáveis. Também organizou 12 “special issues” (periódicos científicos).

Alcides Nóbrega Sial é um dos pioneiros, no Brasil, na utilização da sistemática de terras raras no sistema granito e na utilização de isótopos de oxigênio em petrologia ígnea. Fundou o Laboratório de Isótopos Estáveis (Labise) da UFPE, onde foi implantado um laboratório de extração de oxigênio a laser de CO², pioneiro na América do Sul neste gênero. O docente é um dos primeiros, no país, na utilização da quimioestratigrafia isotópica na resolução de problemas estratigráficos (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Índia). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (integrou a diretoria no período 1991-1993), membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, “fellow” da Academia Mundial de Ciências (TWAS, 2009) e “fellow” do Geological Society of America.

Data da última modificação: 17/08/2023, 15:05