Notícias Notícias

Voltar

Professor da UFPE assume coordenação dos Planos Municipais de Redução de Riscos de Jaboatão e Olinda

Objetivo é propor e programar ações relacionadas à gestão e à redução de riscos de desastres associados a extremos climáticos no ambiente urbano

O professor Fabrizio Listo, do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, vai assumir, a convite do Ministério das Cidades, a coordenação dos Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR) dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Olinda. O pesquisador vai desenvolver as atividades com o Grupo de Pesquisa em Geotecnologias Aplicadas a Geomorfologia de Encostas e Planícies (Enplageo) e o Laboratório de Geomorfologia e Geotecnologias (Geotec), coordenados por ele.

Foto: Divulgação

Fabrizio Listo coordenará ação que terá início em fevereiro de 2024

O Projeto Multicêntrico de Pesquisa-Ação e Inovação para elaboração dos PMRRs busca o apoio de universidades públicas e especialistas que possam contribuir, por meio da produção de evidências científicas e referenciais teóricos, para a avaliação, revisão e aprimoramento de políticas públicas de gestão de riscos de desastres. De acordo com Fabrizio, em breve, será divulgado o edital de seleção pública para estudantes de graduação e de pós-graduação atuarem como bolsistas e voluntários no projeto. A divulgação vai ser feita no site do grupo de pesquisa. Os trabalhos serão iniciados a partir de fevereiro de 2024.

O plano prevê a atualização dos mapeamentos de risco a deslizamentos e inundações nos setores prioritários dos municípios selecionados. O objetivo é propor e programar ações relacionadas à gestão e à redução de riscos de desastres associados a extremos climáticos no ambiente urbano. As atividades prevem participação social na elaboração de planos locais de redução de riscos e na execução de obras de contenção de encostas, de macrodrenagem e microdrenagem. A aplicação de soluções baseadas na natureza, qualidade de vida e beleza cênica das áreas urbanas será prioridade e a vulnerabilidade social, considerada um elemento-chave na prevenção e na redução do risco de desastres.

O Projeto PMRR foi criado pelo Ministério das Cidades, por meio do Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco (DPR) da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O Decreto n° 11.468/2023 estabeleceu a nova estrutura do Ministério das Cidades, na atual gestão federal, com foco nas pautas urbanas. Assim, foi criada a SNP, organizada no Departamento de Regularização, Urbanização Integrada e Qualificação de Territórios Periféricos (DEPE) e no Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco (DPR).

Para o avanço de pesquisas e desenvolvimento focado na revisão dos instrumentos de mapeamento de riscos de desastres, o DPR selecionou 16 grupos de pesquisa/laboratórios de universidades públicas brasileiras, com notório saber e capacidade técnica, para elaboração dos PMRRs em 20 municípios suscetíveis e críticos a desastres. 

Data da última modificação: 07/11/2023, 13:45