Notícias Notícias

Voltar

Professor da UFPE participa de audiência na Câmara dos Deputados sobre a criação do Dia Nacional do Brega

Thiago Soares foi convidado na condição de pesquisador sobre o tema

O professor Thiago Soares, do Departamento de Comunicação da UFPE, participou hoje (21), em Brasília, de audiência na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, em Brasília, sobre a criação do Dia Nacional do Brega, objeto de projeto de lei do deputado federal Pedro Campos (PSB-PE), para instituir o Dia Nacional do Brega, a ser comemorado, anualmente, em 14 de fevereiro. 

A audiência reuniu artistas, produtores e entusiastas da música brega e o professor, na condição de pesquisador da UFPE sobre o tema. Dados do livro “Ninguém é Perfeito e a Vida é Assim: A Música Brega em Pernambuco”, de autoria de Thiago Soares, foram utilizados para elaboração do projeto de lei, que visa reparar historicamente as músicas produzidas nas periferias brasileiras. O livro do pesquisador já amparou duas outras leis em âmbito estadual e municipal: o reconhecimento do brega como expressão cultural de Pernambuco e como patrimônio imaterial da cidade do Recife.

A sugestão do debate foi da deputada Lídice da Mata (PSB-BA). Para ela, a discussão do tema tem repercussão na construção da identidade cultural do Brasil. A parlamentar acredita que a celebração do Dia Nacional do Brega pode abrir portas para a preservação de seu legado, a promoção de novos talentos e o fortalecimento do orgulho cultural em relação a esse gênero.

Data da última modificação: 21/11/2023, 15:13