Professor da UFPE lança livro sobre Princípios de Teoria da Informação Digital Aplicada

Docente Valdemar Cardoso da Rocha Júnior é do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES)

Acaba de ser lançado o livro “Princípios de Teoria da Informação Digital Aplicada”, do professor Valdemar Cardoso da Rocha Júnior, do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES) da UFPE. Por meio de princípios básicos, a obra cobre sete capítulos do texto: a função entropia e medidas de incerteza, modelos de fontes de informação, a codificação de fontes de informação, a metodologia de sequências típicas, a teoria de como codificar para um canal digital ruidoso, fundamentos teóricos da codificação de bloco e propriedades de códigos unicamente decodificáveis, incluindo exemplos e problemas.

Cinco apêndices cobrem curiosidades de teoria da informação, uma revisão de teoria de probabilidade, convexidade e desigualdade de Jensen, solução de problemas formulados no texto e problemas adicionais propostos.

O professor possui graduação em Engenharia Elétrica Modalidade Eletrônica pela Universidade de Pernambuco (1970) e PhD em Eletrônica pela Universidade de Kent em Canterbury, na Inglaterra (1976). Atualmente, é professor titular na UFPE. Foi pesquisador 1A do CNPq (1993-2016) e presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (2004-2008). É fellow do Instituto de Matemática e suas Aplicações (Fima) e chartered mathematician (CMath) desde 1992. Foi professor visitante nas universidades de Lancaster (2007-2015), Leeds (2005-2006) e ETH-Zurich (1990-1992). Tem experiência em telecomunicações, com ênfase em códigos corretores de erros, teoria da informação e criptografia.

Professor Valdemar Cardoso da Rocha Júnior

vcr@ufpe.br