Professor da UFPE lança dois livros sobre política e sensibilidade em tempos de pandemia

Obras do professor Michel Zaidan Filho trazem artigos, conferências, comentários e notas já publicados em jornais, blogs e portais

O professor Michel Zaidan Filho, coordenador do Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEEPD) da UFPE, lançou os livros “O inferno são os outros: política e sensibilidade em tempos de pandemia” e "A Escola de Frankfurt em nove lições: Adorno, Horkheimer, Marcuse e Benjamin" hoje (29), às 14h, no Seminário Nacional de Sociologia Jurídica. “Ambos os livros tentam, com o auxílio da Teoria Crítica, compreender os efeitos da pandemia sobre a política e a sensibilidade das pessoas”, explica o professor.

O primeiro livro reúne textos redigidos durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. São artigos, conferências, comentários e notas já publicados em jornais, blogs e portais e que têm como tema a crise sanitária, social e política. “Eles têm o objetivo de discutir não só as dimensões macro da pandemia, mas a sociabilidade em tempos de cólera e isolamento social, além de questões como a afetividade, o sentimento, a convivência, a solidariedade, a morte, o sofrimento, o sentido da vida etc.”, explica o professor.

São 22 textos, incluindo “Barbárie ‘à brasileira’”, “O ódio à senectude”, “Quem se importa com os mortos?” e “As ciências humanas e o tempo presente (uma abordagem do ponto de vista da filosofia e da história)”. “Espero que essas reflexões venham ajudar à visão crítica de meus leitores sobre essa enorme catástrofe social que se abateu sobre o mundo e nós”, afirma. Já o segundo livro é produto de uma série de palestras oferecidas na pós-graduação em Direito da UFPE abordando as três gerações do Instituto de Pesquisa Social da Escola de Frankfurt.

Data da última modificação: 29/09/2020, 16:54