Professor da UFPE compartilha reflexões sobre extensão universitária em artigo publicado na revista Criar Educação

Henrique Kohl, do Departamento de Educação Física da UFPE, compartilha a autoria do trabalho com a professora Tatiane Trindade Machado, da Ufal

Experiências do projeto de extensão Capoeira com a UFPE: gingados transformadores ao ritmo de epistemologias críticas são compartilhadas em artigo publicado na “Criar Educação”, revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O artigo “Capoeira com a UFPE: Leitura da realidade com relevantes ações-reflexões-novas ações de extensão universitária” foi escrito pelo professor Henrique Kohl, do Departamento de Educação Física da UFPE, e pela professora Tatiane Trindade Machado, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Por meio de aulas gratuitas, realizadas desde o segundo semestre do ano 2000 e institucionalmente reformuladas em 2011, a equipe do projeto contabiliza uma média de 30 pessoas atendidas semanalmente. Além disso, o grupo realiza outras atividades.

“Durante o ano, via oficinas, rodas, apresentações e/ou palestras de capoeira em escolas (públicas, na maioria), atendemos, gratuitamente, uma média de 60 discentes e um(a) docente por turma. Semestralmente, via disciplinas dos cursos de Licenciatura (eletiva) e de Bacharelado (obrigatória) em Educação Física, atendemos, em média, 120 discentes (60 em cada turma). Processo que conta com a colaboração voluntária de representações experientes de figurações sociais da capoeira. Referências que interagem horizontalmente com as turmas num processo de reconstrução coletiva de parte significativa dos conhecimentos da capoeira. Acrescentamos que, algumas vezes, dada solicitação institucional de outros setores da UFPE, abrimos algumas vagas excedentes para discentes de outros cursos (ex.: Pedagogia, Dança, Psicologia etc.). Anualmente, via oficinas voltadas para fins diversos, atendemos, gratuitamente, uma média de 30 representações de figurações sociais da capoeira de Pernambuco”, continuam os autores do artigo.

“Interagindo eticamente com os(as) fazedores(as) de bens culturais da prática social capoeira, seguimos valorizando ações-reflexões-novas ações de manutenção, promoção, salvaguarda, interação, intercâmbio, dentre outras acumuladas historicamente na dinâmica heterogênea do estado da arte da capoeira em Pernambuco, no Brasil e no mundo”, avaliam os professores.

“O ‘chão’ da Extensão é o ‘chão’ multissensorial da realidade, é direto, o que oportuniza valorosas experiências formativas iniciais e continuadas”, avaliam Henrique e Tatiane. Eles também lembram que, por vezes, as práticas da extensão podem se desdobrar em “projetos de pesquisa, na produção de trabalhos de conclusão de curso (TCCs), cartilhas e outros materiais”.

Professor Henrique Khol “Tchê”

henrique.kohl@ufpe.br

Data da última modificação: 09/08/2023, 17:00