Professor Antônio Paulo Rezende recebe título de Professor Emérito da UFPE nesta quarta-feira (9)

Solenidade será realizada no auditório do Centro de Educação da Universidade

O professor Antônio Paulo de Morais Rezende, do Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, recebe, nesta quarta-feira (9), às 15h, no auditório do Centro de Educação (CE) da Universidade, o título de Professor Emérito da UFPE, em solenidade a ser presidida pelo reitor Alfredo Gomes. A concessão do título foi aprovada pelo Conselho Universitário no dia 20 de abril deste ano, mediante proposta apresentada pelo Departamento de História da UFPE.

Antônio Paulo graduou-se em Direito (1975) pela Universidade Federal de Pernambuco, mas foi na área de História que se notabilizou e exerceu toda sua vida profissional/acadêmica. Fez mestrado em História (1981) pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em História Social (1992) pela Universidade de São Paulo e pós-doutoramento (1998) também pela Universidade de São Paulo.

Ao longo de sua trajetória de 35 anos de exercício efetivo na UFPE, atuou em diversas esferas acadêmicas e administrativas. Lecionou nos cursos de graduação e pós-graduação. Participou, na Universidade Federal de Pernambuco, de 330 bancas de conclusão de curso de graduação, de qualificação e de doutorado. Atuou ainda como orientador de mestrado, doutorado ou supervisor de pós-doutorado de cerca de 90 pós-graduandos, além de ter exercido o cargo de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE.

Foi também professor visitante nas Universidades Federal de Alagoas e do Pará, além da Universidade Católica de Pernambuco. Atuou como consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e da Fapesp, além de ser membro do conselho editorial de revistas como Árius: Revista de Ciências Humanas e Artes, Revista Brasileira de História, revista Saeculu do Programa de Pós-Graduação em História da UFPB, Clio: Revista de Pesquisa Histórica do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE e revista do Programa de Pós-Graduação em História da Unesp. Tem participação como pesquisador no Grupo História, Política, Memória e Imagem do CNPq.

Em seu legado de produção científico-acadêmica, constam 18 artigos publicados em periódicos, sendo ainda autor ou coautor de 55 livros, entre eles “(Des)encantos modernos: histórias da cidade do Recife na década de vinte”, “O Recife – Historias de Uma Cidade” e “Uma Trama Revolucionária? do Tenentismo à Revolução de 30”. Destacou-se ainda na área de gestão como assessor na Secretaria de Educação do Recife, desempenhando papel de relevância para a qualificação dos profissionais de ensino.

Data da última modificação: 09/08/2023, 17:09