Proexc promove o projeto Férias com Cultura, neste mês de julho, com oficinas voltadas para o público infantojuvenil

As atividades são gratuitas, mas precisam de inscrição prévia através dos formulários on-line

Pensando no público infantojuvenil em período de férias escolares, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, por meio da Diretoria de Cultura, lança o projeto “Férias com Cultura”. As atividades, que serão realizadas no Centro Cultural Benfica, unem ações mediativas e formativas em arte e cultura. Ao todo, serão oferecidas cinco oficinas artísticas, com duas turmas cada uma, voltadas para variadas idades, em diferentes linguagens e todas gratuitas.

O cronograma de atividades artísticas inclui as oficinas de artes visuais “Princípios da fotografia” e “Princípios da Gravura com materiais alternativos” e, na linguagem artística do teatro, os temas “Teatro de bonecos: técnicas de manipulação”, “Escrevivência - escrita criativa e dramatúrgica” e “Jogos Cômicos”. Cada oficina temática terá duas turmas, com vagas limitadas até 12 alunos cada.

“O projeto de férias permite ampliação de alcance das atividades do Centro Cultural Benfica para os públicos infantil e adolescente, através de atividades formativas e de fruição artística”, destaca Talles Colatino, diretor de Cultura. Além de contemplar o público, o projeto também enriquece a carreira acadêmica daqueles que promoverão as oficinas. “Os bolsistas do Centro Cultural Benfica são alunos dos cursos de licenciatura em Teatro e em Artes Visuais, ou seja, são profissionais de educação em formação. Além de vivenciar a teoria nas aulas, é importante que eles experimentem na prática a vivência de educador”, analisa a coordenadora de Ação Cultural, Milena Marques.

Conheça as oficinas que acontecerão no mês de julho

Oficina de artes visuais “Princípios da fotografia”
Turma 1 - 17/07/2023, das 14h às 17h
Turma 2 - 27/07/2023, das 14h às 17h
Faixa etária: 12 a 18 anos

Ofertada por Brenda Souza de Lima, fotógrafa e estudante de Artes Visuais, a oficina objetiva trabalhar o campo das artes visuais, a partir de uma oficina de princípios básicos de fotografia com aparelhos celulares e câmeras, com o objetivo de trazer conhecimentos e técnicas importantes que mudam toda criação e olhar compositivo, possibilitando fotografias criativas e únicas. Link para inscrição.

Oficina de artes visuais “Princípios da Gravura com materiais alternativos”
Turma 1 - 19/07/2023, das 14h às 17h
Turma 2 - 26/07/2023, das 14h às 17h
Faixa etária: 12 a 18 anos

Conduzida por Luana Ferreira da Hora, gravurista e estudante de Artes Visuais, a oficina objetiva trabalhar princípios da gravura em relevo a partir da gravura em isopor - usada como um recurso artístico e didático que reconstrói o processo da xilogravura (gravura em relevo feita em madeira). O isopor, mais poroso e macio, não exige as goivas ou estiletes usados para cortar a fibra da madeira, pelo contrário: pode ser gravado com praticamente toda sorte de objetos, desde lápis, uma ponta seca, a tampinhas, pregos etc. Link para inscrição.

Oficina de teatro “Teatro de bonecos: técnicas de manipulação”
Turma 1 - 18/07/2023, das 14h às 17h
Turma 2 - 25/07/2023, das 14h às 17h
Faixa etária: sete a 12 anos

Kamile Nascimento da Silva, atriz e estudante de Teatro, ofertará a oficina, pensada para crianças de sete a 12 anos, e pretende trabalhar as técnicas da manipulação de bonecos de luva, mais especificamente o fantoche, incentivando a descoberta e expressão vocal e corporal dos participantes para a composição de cenas de teatro de bonecos. Link para inscrição.

Oficina de teatro “Escrevivência - escrita criativa e dramatúrgica”
Turma 1 - 18/07/2023, das 9h às 12h
Turma 2 - 25/07/2023, das 9h às 12h
Faixa etária: 14 a 18 anos

Voltada para jovens entre 14 e 18 anos, e ofertada por Elza Maria, pedagoga, atriz e estudante de Teatro, a oficina Escrevivência (termo criado pela escritora Conceição Evaristo), é um convite à escrita e à escuta de si mesmo, tendo como base a valorização do indivíduo e sua historicidade. Tem como objetivo o resgate a memória afetiva por meio da escrita feita a mão, a reconhecer dessa forma a caligrafia enquanto parte constituinte da identidade, o incentivo às práticas de leituras e o despertar para poesia que nos habita e reivindica passagem. Link para inscrição.

Oficina de teatro “Jogos Cômicos”
Total de vagas: 12
Turma 1 - 20/07/2023, das 14 às 17h
Turma 2 - 26/07/2023, das 9h às 10h
Faixa etária: oito a 14 anos

Voltada para crianças e adolescentes entre oito e 14 anos, a oficina é ofertada por João Pedro Pinheiro, ator e estudante de Teatro. A atividade busca trabalhar jogos cômicos referenciados por princípios básicos da palhaçaria e improvisação teatral, com o intuito de criar cenas curtas de humor, estimulando a imaginação e a capacidade improvisacional dos participantes. Link para inscrição.

Centro Cultural Benfica (Rua Benfica, 157, Madalena)

cultura@ufpe.br

Data da última modificação: 14/07/2023, 15:43