Proexc promove cine-concerto com Jonathas de Andrade e Homero Basílio e lançamento de livro no Cinema da UFPE

Em evento gratuito, no dia 15, às 16h, diretor e músico compartilham os processos criativos

No próximo dia 15, às 16h, no Cinema da UFPE, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio da Diretoria de Cultura, promove o projeto “Olho da Rua — o livro da música do filme”, um cine-concerto, fruto da parceria de Homero Basílio, aluno da UFPE, com o artista Jonathas de Andrade e com o apoio do professor Antonio Barreto, do Departamento de Música da Universidade.

Na sessão especial de lançamento, Homero Basílio, Emerson Rodrigues e Antonio Barreto executarão ao vivo a trilha de “Olho da Rua”. A ação é inédita no Brasil, tendo sido apresentada anteriormente apenas na cidade do Porto, em Portugal, durante o programa Oásis, do Batalha Centro de Cinema. Antes do cine-concerto, será exibida “Jogos Dirigidos”, também uma parceria de Jonathas e Homero, e após as sessões, os artistas, juntamente a Wallison Gontijo, da Impressões de Minas Editora (MG), conversam com Marcelo Costa, professor do Departamento de Cinema da UFPE.

“Olho da Rua — o livro da música do filme” nasceu do desejo de Jonathas e Homero de evidenciar a simbiose entre a imagem e o som na parceria da dupla. A publicação conta a história de um filme a partir de sua música e esmiúça os procedimentos dos dois criativos, enfatizando ainda os múltiplos processos colaborativos que alicerçaram o filme, gravado na Praça do Hipódromo, no Recife, com um elenco formado por cerca de cem pessoas em situação de rua.

Na ocasião, serão exibidos dois filmes dirigidos por Jonathas e com música composta por Homero: “Jogos Dirigidos” e “Olho da Rua”, este último com trilha sonora executada ao vivo. Após as sessões, os artistas conversam sobre a publicação e os trabalhos audiovisuais. O evento é gratuito.

No filme, esse grupo de pessoas se reúne para uma celebração. Em um dia atípico e utópico, onde não há qualquer sorte de problemas, essa grande família vibra a potência da coletividade e dos encontros, evidenciando as pulsões de vida e contestação política que permeiam suas vivências. Com um songbook com as partituras e a história de seus instrumentos, o livro ecoa, em cena e som, as vozes de seus criadores, estabelecendo um diálogo com o Teatro do Oprimido de Augusto Boal, método que instigou as proposições teatrais da obra.

O livro conta com fotografias e ilustrações inéditas, textos por Jonathas, Homero e Márcio Bastos, projeto gráfico assinado por Priscila Gonzaga e evidencia a tapeçaria sonora de “Olho da Rua” — uma rica textura que nasce da mistura de instrumentos de raízes indígenas e de todo o mundo, orquestrada pela ampla e diversa experiência musical de Homero.

“Olho da rua — o livro da música do filme” será lançado em uma edição especial de apenas 300 exemplares, já disponíveis para pré-venda. Na caixa, impressa em serigrafia, há um volume com apresentação das cenas, anotações teatrais e história dos instrumentos; um songbook com as partituras ato a ato; e um minipôster criado para o livro, mostrando os instrumentos que dão vida à trilha sonora.

Data da última modificação: 10/08/2023, 14:50