Pró-Reitoria de Assistência Estudantil apresenta plano com prioridades para 2020

Pró-reitor conversou com estudantes na última quarta-feira (15)

Foto: Ariana Pacheco

Encontro serviu para discutir problemas e apresentar propostas para melhorias

O pró-reitor para Assuntos Estudantis da UFPE, Fernando Nascimento, reuniu-se, na última quarta-feira (15), com estudantes representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), das casas de estudantes da Universidade e de Diretórios Acadêmicos (DAs), além de outros beneficiários da assistência estudantil, para iniciar a discussão do planejamento e do orçamento do setor para 2020, e também para repassar a situação do andamento do processo de abertura de edital para contratação de outra empresa para atender o Restaurante Universitário do Campus Recife.

A agenda foi fruto da reunião realizada com DAs e DCE, em 15 de dezembro, no Centro de Educação, que teve entre os compromissos firmados a ampliação da comissão de acompanhamento do Restaurante Universitário, com a participação de mais estudantes dos centros acadêmicos.

Durante a reunião realizada este mês, foram apresentadas algumas das propostas da pró-reitoria para 2020, bem como a previsão orçamentária e a prestação de contas dos atos da gestão nos primeiros dois meses. Entre as prioridades para a nova gestão está a criação de uma coordenação na Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis da UFPE (Proaes) para atuar no acompanhamento das casas dos estudantes e dar maior atenção à formulação de políticas afirmativas voltadas para estudantes. “Verificamos que são inúmeros os registros da falta de respeito às minorias em geral nos campi e temos que agir contra isso”, afirmou Nascimento. Quanto às moradias estudantis, o pró-reitor afirmou que as demandas para o segmento também são muitas e, muito embora já tenham acontecido várias intervenções emergenciais desde o início da nova gestão, é necessário destinar uma coordenação para atendê-la de forma mais eficiente.

Segundo Fernando Nascimento, o elenco de ações emergenciais é fruto das visitas técnicas e escutas que ele vem fazendo desde o fim de outubro, quando assumiu a administração junto ao reitorado de Alfredo Gomes. “O próximo passo”, adiantou, “será promover uma ampla discussão do diagnóstico e das propostas para ratificar junto aos estudantes, promovendo uma gestão mais participativa, transparente e alinhada aos reais interesses e necessidades estudantis”. Para isso, a proposta é manter o diálogo permanente com os estudantes através de reuniões mensais e da criação de um observatório da assistência estudantil, com a finalidade de promover fóruns e outros eventos para qualificar cada vez a permanência dos estudantes na UFPE.

Sobre a licitação para contratação da nova empresa que vai atender ao Restaurante Universitário do Recife, ficou acertada uma nova reunião, em fevereiro, sobre o andamento e tramitação do processo, uma vez que o contrato atual segue até abril de 2019. Também ficou combinado que, na ocasião, será discutida a situação orçamentária da assistência estudantil para 2020.

Data da última modificação: 22/01/2020, 14:59