Pró-reitora Magna Silva (Prograd) assume coordenação regional do Cograd/Andifes

O vice-coordenador será o professor Amauri Barros (Ufal)

O Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (Cograd/Andifes) elegeu em dezembro a nova Diretoria Nacional e as diretorias regionais para o biênio de 2021-2022. Para a coordenação do Cograd Nordeste foi eleita a professora Magna do Carmo Silva, pró-reitora de Graduação (Prograd) da UFPE, tendo como vice-coordenador o professor Amauri Barros (Ufal).

O Cograd tem como função assessorar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em pautas pedagógicas, didáticas e acadêmicas, vinculadas aos cursos de graduação. Para a professora Magna Silva, o órgão promove a troca de experiência entre os pró-reitores, ajuda a fortalecer e construir projetos conjuntos e também é um fórum ativo de discussões durante todo o ano onde podem ser propostos alguns encaminhamentos junto à Andifes que vão ter impacto em todas as universidades. “O Cograd também participa das reuniões realizadas pela Andifes com os reitores, na condição de órgão consultivo, pra assessorar a presidência da Andifes, caso tenha necessidade, em alguma questão mais específica voltada ao ensino de graduação”, destaca.

Este ano, a primeira reunião do Colégio está marcada para o dia 9 de fevereiro, quando a grande pauta será o Sisu, as questões em torno do seu edital e da adesão das universidades federais. “Ao longo do ano, também trataremos sobre resoluções e diretrizes curriculares dos diversos cursos de graduação, ensino remoto, presencial ou híbrido, orçamento universitário, diploma digital, melhor monitoramento da aprendizagem em combate à evasão e à repetência, pautas diversas que são pertinentes a qualquer instituição de ensino superior federal”, afirma Silva.

Durante todo o ano de 2020, Magna Silva – que foi vice-coordenadora na gestão passada – explica que o Cograd fez diagnósticos nacionais das universidades em relação à oferta de ensino em meio à pandemia, levantamento das universidades com relação às condições de biossegurança para o ensino presencial ou remoto, e diversos outros elementos que impactaram inclusive nas decisões de cada IES individualmente.

Para a coordenação da Diretoria Nacional, foi eleita a professora Maria do Socorro (UFRPE) e o professor Sérgio Freitas (UnB), como coordenadora e vice-coordenador, respectivamente.

SOBRE O COGRAD – O Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Ifes – Cograd/Andifes foi criado em 2010 para estabelecer os aspectos de organização e de funcionamento do ensino de graduação. O Cograd é um órgão de assessoramento da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nas temáticas ligadas às Pró-Reitorias de Graduação.

Data da última modificação: 22/01/2021, 17:56