Notícias Notícias

Voltar

Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPE recebe Medalha do Mérito Heroínas de Tejucupapo da OAB-PE

A cerimônia aconteceu na tarde de ontem (25) na sede da OAB-PE

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPE, professora Conceição Reis, recebeu nesta quinta-feira (25), a Medalha do Mérito Heroínas de Tejucupapo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Pernambuco, na categoria Educação. A homenagem foi concedida em reconhecimento à atuação da professora na promoção da educação no estado de Pernambuco. Outras 12 mulheres foram homenageadas e marcaram presença, dentre elas a governadora do estado, Raquel Lyra, contemplada com a medalha na categoria Política.

Maria da Conceição dos Reis graduou-se em Pedagogia, formou-se mestra e doutora em Educação pela UFPE. Atualmente, é professora vinculada ao Departamento de Políticas e Gestão da Educação (DPGE) do Centro de Educação da UFPE, atuando também no Programa de Pós-Graduação em Educação da instituição. A professora foi a primeira coordenadora do Núcleo de Políticas em Educação das Relações Étnico-Raciais (Núcleo Erer) da Universidade, de 2020 a 2023 e atualmente é pró-reitora de Extensão e Cultura.

Ela possui extensa trajetória de atuação na área da Educação e das relações étnico-raciais, sendo fundadora e líder do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (Laberer) da UFPE, membro do GT 21- Educação das Relações Étnico-Raciais da Anped e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN).

Instituída em 2003, a Medalha do Mérito Heroínas de Tejucupapo é uma iniciativa da OAB-PE, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), homenageando anualmente mulheres que se destacam pelo trabalho realizado em diferentes áreas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A Batalha de Tejucupapo, referência que deu nome à medalha outorgada pela OAB-PE, foi protagonizada por mulheres e ocorreu em um pequeno distrito homônimo localizado em Goiana (Mata Norte), no século XVII, durante a invasão holandesa.

Data da última modificação: 26/01/2024, 15:34