Prefeituras recebem cartas geotécnicas de aptidão à urbanização produzidas pela Universidade

As cartas fornecem diretrizes para a ocupação territorial segura e para apoio ao planejamento e licenciamento urbanístico e ambiental

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promoveu a apresentação pública e entrega das cartas geotécnicas de aptidão à urbanização para as prefeituras municipais de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes. As cartas fornecem diretrizes para uma ocupação territorial segura, necessária para apoiar o planejamento, licenciamento urbanístico e ambiental dos novos parcelamentos do solo, de maneira a evitar a formação de novas áreas de risco. Elas também apresentam recomendações para a orientação de projetos e construções de obras de infraestrutura.

Foto: Raiane Andrade

Lançamento ocorreu no Auditório João Alfredo, na Reitoria

A iniciativa é fruto do termo de cooperação firmado entre a Universidade, por meio do Grupo de Engenharia Geotécnica de Encostas, Planícies e Desastres (Gegep), sob a coordenação do professor Roberto Quental Coutinho, com o, na época, Ministério das Cidades e subsequente Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por intermédio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

O professor Roberto Quental, presente na cerimônia, ratificou a necessidade de os membros técnicos das prefeituras entenderem bem os documentos a fim de utilizá-los. “Toda a nossa região metropolitana tem que estar com um plano de desenvolvimento urbano integrado. Sentimos falta de uma maior integração com a questão da ocupação em morro, precisamos de um olhar específico para isso, tanto nos planos diretores, quanto no plano da metrópole que foi desenvolvido, mas que precisa ter detalhamento para essas áreas”, explicou.

O docente também explicou que uma boa estrutura e infraestrutura são a grande diferença no enfrentamento de desastres oriundos de eventos naturais. “Os eventos naturais vão continuar. As razões são muitas, inclusive, as mudanças climáticas cada vez mais intensas. A nossa capacidade de enfrentar é que faz a diferença. Então essas ferramentas vão nos permitir melhorar essa capacidade”, comemorou.

Foto: Luíza Cabral Saraiva

Professor Roberto Quental explica a importância do trabalho

O reitor Alfredo Gomes comentou o potencial transformador do campo de conhecimento das Engenharias, de que faz parte a inciativa. Para o reitor, é visível o impacto da área em campos como o planejamento urbano e em estratégias de tomada de decisão. “Temos uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), o Ministério e a associação de cartórios aqui do estado. A iniciativa visa apoiar o processo de regularização fundiária de forma conjunta, entregando títulos de propriedade a quem reside nos espaços. A gente já fez entrega de mais de 15 mil títulos, o que implica mais de 50 mil pessoas”, relembra Alfredo.

O vice-reitor Moacyr Araújo explica que as universidades têm acompanhado a questão dos impactos ambientais, que têm acontecido não só aqui no Recife, mas no Brasil e no mundo. “Antes de ontem mesmo, estávamos reunidos com reitores de países de língua portuguesa e um dos temas discutidos foi exatamente esse, a aceleração das mudanças do clima”, conta. Para Moacyr, a vulnerabilidade do Brasil precisa ser encarada como um problema nacional. “Nós precisamos acabar com aquela ideia do paraíso tropical e reconhecer que o Brasil é um dos países mais vulneráveis do planeta. Nós temos uma região metropolitana com pontos muito sensíveis com relação ao aumento do nível do mar e a eventos extremos de precipitação. Ou seja, a contribuição que nós estamos agora anunciando para estes municípios é absolutamente urgente e tem que ser, de fato, utilizada no planejamento urbano”, destaca. Para Moacir, a identificação dessas regiões tem que passar a ser considerada no momento de se elaborar qualquer perspectiva de urbanização e de planejamento da região metropolitana. “Eu acho que a gente tem solução. A gente precisa reduzir a vulnerabilidade. O Brasil tem condições de fazer isso. Mas a gente precisa também mudar a nossa percepção da gravidade do problema”, reafirma.

Foto: Luíza Cabral Saraiva

Gestores comemoram entrega das cartas geotécnicas de aptidão à urbanização

A cerimônia foi realizada na manhã dia do dia 28 de setembro, no Auditório João Alfredo, da Reitoria. Além do reitor e do vice-reitor Moacir Araújo, estiveram presentes o coordenador geral de Restabelecimento, Prevenção e Programas Estratégicos Frederico Monte Seabra do MIDR; o secretário-executivo de Defesa Civil de Pernambuco Coronel Ramalho; o promotor de Justiça de Abreu e Lima, Rodrigo Chaves; e a gerente de Sistematização e Disseminação de Informação da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), Lorena Tumatti, entre outras autoridades.

Data da última modificação: 06/10/2023, 16:13