Pós-Graduação em Nutrição oferece disciplina eletiva sobre Tópicos Complementares em Fisiologia da Nutrição

A disciplina, presencial, com 75 horas, oferecerá cinco créditos e será coordenada pelo professor Rubem Carlos Araújo Guedes, no semestre de 2023.2

O Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece a disciplina eletiva “Tópicos complementares em Fisiologia da Nutrição” para alunos especiais, ou seja, está aberta a todos os estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), especialmente para aqueles que se encontram nos cursos de Nutrição e áreas afins.

A disciplina, presencial, com uma carga horária total de 75 horas, oferecerá cinco créditos e será coordenada pelo professor Rubem Carlos Araújo Guedes, no semestre de 2023.2. Será realizada de 14 de agosto a 29 de setembro, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h, nas salas de aula do Programa de Pós-Graduação em Nutrição.

A metodologia da disciplina propõe que, em cada aula, um aluno faça a apresentação do conteúdo de um artigo científico considerado de relevância para a Fisiologia da Nutrição. Através deste formato, o conteúdo será discutido por todos os alunos, sob a coordenação do professor.

Os principais temas que serão abordados durante o curso incluem: Mecanismos fisiológicos envolvidos na homeostase e no metabolismo; Aspectos nutricionais da Fisiologia do sistema nervoso e seu controle sobre todo o organismo; Mecanismos fisiológicos envolvidos em processos de plasticidade e desenvolvimento do organismo; Estudos clínicos envolvendo processos da Fisiologia da Nutrição; e Artigos científicos específicos que tenham relevância particular para as dissertações e teses dos alunos que cursam a disciplina.

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Nutrição

posnutricao@ufpe.br