Pós-Graduação em Gerontologia realiza defesa de dissertação amanhã (22)

Estudo mostra que há necessidade de intervenções por parte dos responsáveis pelas instituições, para promover vigilância nutricional periódica

O Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGero) da UFPE promove, amanhã (22), às 14 h, na sala 1 do PPGero, a defesa da dissertação “Avaliação Antropométrica e Dietética de Idosos e três Instituições de Longa Permanência de Recife – Pernambuco”, da aluna Natália Maria de Brito Vieira Galdino.

A banca examinadora é formada pelas professoras Adriana Falangola Benjamin Bezerra (orientadora), Ana Paula de Oliveira Marques (UFPE), Poliana Coelho Cabral (UFPE), Leopoldina Augusta Souza Sequeira de Andrade (UFPE).

Resumo
Introdução: O processo de envelhecimento populacional vem ocorrendo rapidamente, sendo acompanhado pelo aumento da demanda por instituições de longa permanência para Idosos. Essa institucionalização impõe alterações na rotina desses indivíduos, inclusive na alimentação, podendo gerar mudanças de hábitos alimentares por conta da menor aceitação alimentar, com consequente comprometimento do estado nutricional, aumentando a responsabilidade nos cuidados com estes idosos.Objetivos: Avaliar o perfil antropométrico e o consumo alimentar de idosos residentes em três instituições de longa permanência de Recife – Pernambuco. Métodos: Realizou-se um estudo do tipo observacional, com base no modelo epidemiológico analítico, no período de três meses, em 2016. Para avaliação nutricional, foram utilizadas as variáveis antropométricas de peso, estatura, altura do joelho e circunferência da panturrilha e o diagnóstico nutricional foi segundo o Índice de Massa Corporal. Para avaliar o consumo alimentar utilizou-se o recordatório de 24 horas e o método de Estimated Average Requirement (EAR) como ponto de corte. Foram aplicados os testes do Qui-quadrado para verificar associações entre as variáveis dicotômicas.Resultados: A amostra foi composta por 66 idosos de ambos os sexos, com idade média de 79,2 anos e prevalência do sexo feminino (90,9%). Os resultados indicaram que, quanto ao Índice de Massa Corporal, 47% eram eutróficos e quanto à circunferência da panturrilha 97% foi classificada como sem risco para perda de massa muscular. Com relação ao consumo alimentar, a inadequação calórica foi elevada (63%) e baixa inadequação para carboidratos (3%) e proteína (17%). Com relação aos micronutrientes, apresentaram elevada prevalência de inadequação principalmente entre cálcio, folato, vitamina C e vitamina B12. Ao relacionar o déficit do consumo calórico com o Índice de Massa Corporal e circunferência da panturrilha, foi encontrada associação estatisticamente significativa apenas para o Índice de Massa Corporal (p < 0,005). Conclusões: De acordo com estes resultados, há necessidade de intervenções por parte dos responsáveis pelas instituições, para promover vigilância nutricional periódica, assim como orientações sobre alimentação saudável necessária para preservação da saúde desta população.

Data da última modificação: 21/06/2017, 13:05