Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFPE recebe estudantes durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Jovens são recebidos por docentes, alunos de pós-graduação e de graduação da Universidade

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) do Centro de Biociências (CB) da UFPE está recebendo na UFPE estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas da Região Metropolitana do Recife durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023. As visitas começaram ontem (17) e ocorrerão até a sexta-feira (20).

Alunos são recepcionados na Exposição “Elas na Ciência”

Durante a visita, ao chegarem ao Centro de Biociências, os estudantes estão sendo recebidos em duas exposições de pôsteres, intituladas “Elas na Ciência” e “Cientistas LGBTQIA+”. Em seguida, eles seguem para diferentes trilhas de oficinas. Na trilha “Meio Ambiente”, é possível assistir a encenação da peça “Como combater as arboviroses”, participar da oficina “Conhecendo a herpetofauna”, bem como conhecer e participar ativamente de atividades do Sistema Agroflorestal Experimental (SAFe) do centro.

Na trilha “Biotecnologia e Bioinformática”, os estudantes visitam três laboratórios do Departamento de Bioquímica e do Departamento de Biofísica: “Laboratório de Bioquímica de Proteínas (Bioprot), “Laboratório de Produtos Naturais” e “Laboratório de Biofísica Química”, conhecendo um pouco da rotina e das pesquisas que são realizadas pelo Bioprot, pelo Núcleo de Bioprospecção da Caatinga (NBioCaat) e pelo grupo de Nanobiotecnologia e Biofotônica (Nanobio). Por fim, na trilha “O mundo invisível”, é possível acompanhar as oficinas “A Bioquímica do dia a dia”, “Enxergando os detalhes invisíveis” e “O mundo microbiano”, executadas pelo Bioprot e pelo Núcleo de Biossegurança e Meio Ambiente (Nubioma) da UFPE.

Oficina “Enxergando os detalhes invisíveis” ocorre em laboratório do CB

Serão recebidas nove escolas durante o evento, divididas em 12 turnos: Escola Municipal Padre Antônio Henrique (Recife), Escola Municipal Vereador Otávio Miranda (Jaboatão dos Guararapes), Escola Professora Terezinha Camarotti (Paulista), Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Martins Júnior (Recife), EREM Pompéia Campos (Recife), EREM Presidente Humberto Castelo Branco (Recife), Escola Técnica Estadual Professor Lucilo Ávila Pessoa (Recife), Escola Técnica Estadual Luiz Alves Lacerda (Cabo de Santo Agostinho) e o Colégio Elo (Recife). O público que será atendido é de 540 alunos.

Para executar toda essa logística, a equipe conta com 100 participantes. Além de discentes e docentes do PPGCB, também participam discentes do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Fisiologia (PPGBqF) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) e estudantes de diferentes cursos de graduação da UFPE e de outras instituições.

O evento está sendo realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), por meio do Edital 10/2023 - Apoio à Popularização da Ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e faz parte das atividades do “Conexões PPGCB”, programa de extensão criado pelo PPGCB. O andamento das atividades pode ser acompanhado no Instagram através dos perfis @ppgcb_ufpe e @conexoes.ppgcb.

O objetivo é promover a popularização da ciência em temáticas estudadas no PPGCB/UFPE, inspirar crianças, jovens e adultos a seguirem a carreira científica e valorizarem a importância da pesquisa, promover a conscientização e o debate sobre a preservação ambiental e a sustentabilidade e estabelecer parcerias continuadas com as escolas visitantes.

Data da última modificação: 18/10/2023, 14:44