Pós-Graduação da UFPE terá R$ 1 milhão para desenvolver projetos de extensão

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está entre as instituições de Ensino Superior contempladas no Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG), lançado em 2023 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). Com isso, a Pós-Graduação da UFPE contará com R$ 1.074.400,00.

A proposta da UFPE agora contemplada no programa da Capes e Sesu/MEC é composta por seis subprojetos que foram escolhidos anteriormente no âmbito do Programa de Ações Estratégicas Transversais para Fortalecimento da Pós-Graduação e Extensão da UFPE: Qualidade de Vida de Populações e Preservação do Meio Ambiente, também por meio de edital. O lançamento da iniciativa integrou a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

Ao todo, 24 programas de pós-graduação estão envolvidos nos subprojetos escolhidos com esta seleção interna para compor o projeto da UFPE, que tem coordenação institucional da diretora de Pós-Graduação Stricto Sensu da Propg, Luciana Pedrosa Leal. Com o anúncio da seleção feita pela Capes e Sesu/MEC, as atividades devem ser realizadas até dezembro de 2026.

“Tivemos a aprovação com um bom número de projetos e programas de pós-graduação. Entendemos que esse é um mecanismo importante para valorizar cada vez mais o que a universidade produz e que, com isso, podemos chegar muito rapidamente à sociedade através dessas ações de extensão”, avalia a pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE, Carol Leandro.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPE, Conceição Reis, destaca que o Proext-PG foi resultado de uma articulação do Colegiado de Extensão da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) com a presidência da Capes, reunidos em abril de 2023.

“Na UFPE, a inserção da extensão na pós-graduação é uma ação conjunta entre a PROPG e a PROEXC para institucionalizar a cultura extensionista envolvendo estudantes de mestrado e doutorado em projetos de extensão articulados com a pesquisa e a produção de conhecimento alinhados à resolução de problemas sociais, como pode ser percebido nos projetos selecionados”, afirma Conceição Reis.

“O Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG) contribui para o fortalecimento das diretrizes da extensão, em especial a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e o impacto na transformação social da pesquisa em diálogo com os setores da sociedade. O programa proporciona, também, uma nova visão de mundo e formação protagonista aos nossos graduandos, mestrandos e doutorandos, com consciência social, política e científica”, opina o diretor de Extensão da Proexc, Flávio José.

O Proext-PG foi criado com o objetivo geral de “contribuir para o fortalecimento das atividades de extensão no âmbito da pós-graduação, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão realizadas em diálogo com diversos setores da sociedade, com vistas a subsidiar os gestores públicos na elaboração das políticas públicas que sejam socialmente relevantes, interdisciplinares e que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a cidadania, a justiça, o fortalecimento da democracia, a participação social, a qualidade de vida e a redução de assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)”.

Podiam se inscrever no programa Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas sem fins lucrativos, vinculadas ao Sistema Nacional de Pós-Graduação. As IES contempladas no Proext-PG receberão recursos de custeio e bolsas de estudo para estudantes, professores e pesquisadores.

Projetos da UFPE que foram selecionados

• “Acessibilidade comunicacional para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo”, coordenado pela professora Ana Cristina de Albuquerque Montenegro.
PPGs: Ciência da Computação, Design e Saúde da Comunicação Humana.

• “Vigilância em saúde em territórios vulnerabilizados”, coordenado pela professora Albanita Gomes da Costa de Ceballos.
PPGs: Direitos Humanos, Economia (Centro Acadêmico do Agreste), Gestão e Economia da Saúde e Saúde Coletiva.

• “Arboedu: da academia para a comunidade na promoção de ações intersetoriais para o manejo de arboviroses”, coordenado pela professora Rosalie Barreto Belian.
PPGs: Biologia Aplicada à Saúde, Educação Matemática e Tecnológica e Saúde da Criança e do Adolescente.

• “Programas e práticas de recuperação e preservação do bioma caatinga e seus brejos de altitude associados”, coordenado pelo professor Gilson Lima da Silva.
PPGs: Arqueologia; Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação; Engenharia Civil e Ambiental; Gestão, Inovação e Consumo (Centro Acadêmico do Agreste) e Hotelaria e Turismo.

• “Ibi Wa. Encontros de saberes: territórios, linguagens e direitos afroindígenas”, coordenado pela professora Imara Bemfica Mineiro.
PPGs: Direito, História e Letras.

• “Ciência Itinerante: do Litoral à Caatinga”, coordenado pelo professor Thiago Henrique Napoleão.
PPGs: Bioquímica e Fisiologia, Ciências Biológicas, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Educação em Ciências e Matemática, Morfotecnologia e Química.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg)

propg@ufpe.br
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura(Proexc)
proexc@ufpe.br