Plataforma Educacional Multidisciplinar 3D auxilia aprendizagem no curso de Medicina de Caruaru

O equipamento possui recursos digitais, como atlas anatômico e exames de imagem, que auxiliam atividades de ensino e aprendizagem

O curso de Medicina do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, conta com uma nova ferramenta tecnológica de ensino: a Plataforma Educacional Multidisciplinar 3D. Composto por tela touchscreen e base de apoio, o equipamento possui recursos digitais, como atlas anatômico, laminários de Citologia e Histologia, animações de Fisiologia e exames de imagem (radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas), que auxiliam atividades de ensino e aprendizagem.

Instalada no Laboratório de Anatomia Humana do Núcleo de Ciências da Vida (NCV) do CAA, a plataforma apresenta modelos tridimensionais dos sistemas do corpo humano e pode ser utilizada em aulas práticas de disciplinas de áreas básicas, a exemplo de Citologia, Histologia, Anatomia Humana e Imagenologia. O equipamento também contribui para atividades que envolvem situações clínicas, com a construção e a discussão de casos clínicos para os graduandos.

“A plataforma trará uma expansão dos recursos metodológicos utilizados no NCV”, aponta o coordenador do NCV, professor Vitor Caiaffo. Ainda segundo ele, os diversos recursos digitais do equipamento são de grande valia e importância para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de todos os períodos do curso de Medicina. “E isso é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio clínico dos estudantes e futuros médicos”, destaca.

A Plataforma Educacional Multidisciplinar 3D foi adquirida por meio do projeto “Apoio à Estruturação dos Ambientes de Práticas do Curso de Medicina do NCV/CAA/UFPE”, coordenado pelo professor Vitor Caiaffo, apoiado e executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE). O investimento foi de R$ 295 mil. O equipamento chegou ao CAA no último dia 5 e já está em uso nas aulas de Anatomia Humana. No mês de março, haverá um treinamento para todos os docentes do NCV interessados em aprender a usar a plataforma.

Núcleo de Ciências da Vida (NCV) do CAA/UFPE

coordenacao.ncv@ufpe.br