Pioneira em Pernambuco, disciplina de Surfe da UFPE abre inscrições para semestre letivo 2023.2

Alunos vão participar de aulas teóricas e práticas realizadas na Segel da UFPE e atividades práticas na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, em janeiro e fevereiro

Modalidade esportiva que vem conquistando cada vez mais popularidade, praticantes e medalhas no país, e que possui forte potencial para o oferecimento de serviços e a realização de negócios, o surfe é agora, de forma inédita no estado, tema de disciplina do curso de bacharelado em Educação Física da UFPE. A disciplina de Surfe (EDF001) tem como objetivo tratar o esporte enquanto atuação profissional, abordando competências físicas e técnicas, planejamento e elaboração de intervenções de letramento, modelos de negócios, estratégias de avaliação e aspectos biopsicossociais e culturais.

A disciplina está alinhada às ações realizadas dentro do projeto de extensão sUrFPE, coordenado pelo professor do Departamento de Educação Física Tony Meireles. “Focaremos nos aspectos de formação, treinamento e benefícios terapêuticos do surfe”, afirma o docente. “Os estudantes viverão, dessa forma, a experiência de aprendizes e instrutores, além de participarem de discussões relacionadas aos aspectos teóricos da modalidade”, completa.

Os alunos que se matricularem na disciplina terão a oportunidade de participar de aulas teóricas e práticas realizadas na Secretaria de Gestão de Esporte e Lazer (Segel) da UFPE, bem como de atividades a serem desenvolvidas na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, nos meses de janeiro e fevereiro. Conforme explica Tony, os estudantes terão acesso a oportunidades oferecidas pelo surfe para o curso de Educação Física, além de conhecerem nichos de mercado, serviços e possíveis contextos de atuação para o profissional. “A organização e oficialização da prática como modalidade olímpica abre uma série de oportunidades a serem mapeadas”, avalia Tony.

A disciplina de Surfe será oferecida no segundo semestre de cada ano, de modo a se conectar com as ações desenvolvidas pelo projeto sUrFPE, que atende àqueles que desejam praticar o surfe ou viver a experiência proporcionada pela modalidade. Este ano, ela será ofertada no semestre letivo 2023.2, já com diferentes ações que devem beneficiar tanto a comunidade acadêmica da UFPE como o surfe praticado em Pernambuco.

SurFPE - O projeto de extensão sUrFPE é uma das iniciativas aprovadas no edital emergencial para o enfrentamento do derramamento de óleo nas praias pernambucanas. Desde sua criação, já foram produzidos três trabalhos de conclusão de curso, três resumos em congressos, um capítulo de livro e um artigo científico (publicado em preprint) e submetidos dois projetos de iniciação científica. Possui ainda uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado em andamento. A iniciativa é realizada em parceria com os cursos de licenciatura e de bacharelado em Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (Pós-Neuro), Colégio de Aplicação (CAp) e com a Segel.

Data da última modificação: 02/10/2023, 15:06