Pesquisadores visitantes do Itep apresentam resultados em seminário

Da assessoria do Itep

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) promove, na próxima quinta-feira (22), o seminário “Fortalecimento, expansão e consolidação das capacidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica no âmbito das áreas estratégicas do Itep”. O objetivo do evento é apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores visitantes vinculados ao instituto via edital da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). Os pesquisadores são docentes da UFPE, UPE e UFRPE.

O seminário acontece no Auditório Pelópidas Silveira, na sede do instituto, das 8h30 às 12h. Após a abertura, os pesquisadores apresentarão individualmente seus projetos de pesquisa. Ao término das apresentações, haverá um momento para realização de atividades em grupo e o encerramento se dará com a exposição de proposições para a continuidade dos trabalhos em conformidade com as demandas de mercado identificadas.

Conheça os projetos

Energia Sustentável – Soluções para Geração de Calor em Médias Temperaturas em Processos Industriais utilizando Coletores Solares Térmicos. Pesquisador: Luis Arturo Gómez Malagón (UPE). Gestores: João Marques e Osmar Baraúna.

Engenharia e Operação de Redes de Comunicação – Aplicação da Computação sensível a Contexto no Gerenciamento de Redes de Computadores. Pesquisador: Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE). Gestora: Zuleika Tenório.

Engenharia Sustentável – Objeto: Avaliação das Potencialidades de Utilização de Resíduos de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Produtos para a Construção Civil. Pesquisador: Antonio Acácio de Melo Neto (UPE). Gestor: Carlos Welligton.

Gestão de Tecnologia e Inovação – Objeto: Práticas de Gestão de Tecnologia e de Inovação em Organizações de Pesquisa Tecnológica. Pesquisadora: Roberta Medeiros de Souza (UFRPE). Gestor: Geraldo Magela.

Sustentabilidade em Matrizes Ambientais – Objeto: dinâmica espaço-temporal de metais e hidrocarbonetos aromáticos na água do estuário do Rio Capibaribe. Pesquisador: Gilvan Takeshi Yogui (UFPE). Gestor: Sílvio Mário.

Data da última modificação: 20/03/2018, 13:04