Pesquisadores da UFPE são coautores de artigo sobre potencial das rochas basálticas da Bacia de Campos como reservatório do dióxido de carbono

Artigo foi publicado na revista “International Journal of Greenhouse Gas Control”, da Elsevier

O doutorando Germano Mário Silva Ramos e o professor José Antonio Barbosa, que é o orientador dele no Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGEOC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), são coautores de um artigo científico sobre o potencial das rochas basálticas da Bacia de Campos como reservatório do dióxido de carbono (CO2), um dos gases relacionados ao efeito estufa. Desenvolvido com a colaboração de outros pesquisadores das áreas de Geofísica e Vulcanologia, o artigo “Potential for permanent CO2 sequestration in depleted volcanic reservoirs in the offshore Campos Basin, Brazil” foi publicado na revista “International Journal of Greenhouse Gas Control”, da Elsevier, que possui classificação A1 no Qualis Capes.

“A pesquisa aponta uma alternativa para fazer captura e armazenamento de carbono (CCS) do CO2 associado à produção offshore do Brasil, que hoje é de milhões de toneladas por ano, e ela pode incentivar a implementação de CCS para outras fontes do sistema de energia”, destaca Germano Mário, que desenvolve sua tese sobre o chamado sequestro de CO2 nas rochas vulcânicas da Bacia de Campos (a palavra “sequestro” é utilizada para definir o processo de retirada de gás carbônico da atmosfera).

Localizada entre os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, a Bacia de Campos está inserida no polígono do pré-sal brasileiro, onde há grande produção de petróleo. Os pesquisadores observaram que as rochas da região têm uma capacidade de armazenamento que varia do nível bom ao excelente.

“A publicação toca em um tema de grande relevância no contexto global, ao tratar da mitigação de CO2, gás causador do efeito estufa, no enfrentamento do aumento da temperatura média do planeta Terra. Especificamente, trata da captura e armazenamento de CO2 em formações rochosas basálticas situadas a 3 mil metros de profundidade na Bacia de Campos, através da mineralização carbonática”, continua o doutorando.

“Iniciativas em diversas partes do mundo estão conduzindo pesquisas sobre esse assunto, sendo o Projeto Carbfix, localizado na Islândia, o mais conhecido entre eles”, afirma Germano Mário sobre a abrangência do tema.

Germano Mario Silva Ramos

germano.mario@ufpe.br