Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil faz visita científica à universidade no Reino Unido

Equipe esteve na University College London (UCL) de 26 de junho a 2 deste mês

O professor Leonardo Herszon Meira, pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Transportes (LAB-T) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFPE, esteve em missão científica na University College London (UCL), no Reino Unido, no período de 26 de junho a 2 deste mês. Os grupos de pesquisa da UFPE e da UCL desenvolvem o projeto de pesquisa “Improving the dialogue and knowledge transfer between local authorities and firms in sustainable megaprojects”, com financiamento da British Academy.

Foto: Divulgação

Leonardo Meira apresentou o megaprojeto do Complexo Industrial Portuário de Suape

A proposta do projeto consiste em estudar o impacto de megaprojetos nas comunidades locais. Estão sendo estudados os casos dos megaprojetos do Complexo Industrial Portuário de Suape, no Brasil, e do Tideway Tâmisa, na Inglaterra. Para isso, o professor e pesquisador da UCL Francesco di Maddaloni esteve no Recife no início de junho para conhecer o Porto de Suape e o professor Leonardo Meira foi a Londres para conhecer o Tideway Tâmisa. O trabalho cobre uma gama ampla de aplicações de políticas públicas para melhoria das comunidades e dos governos locais impactados por megaprojetos. Além da UFPE e da UCL, participam do projeto pesquisadores da Imperial College London e da Kingston University London.

Di Maddaloni teve a oportunidade de explanar em seminário sobre o megaprojeto Tideway Tâmisa com 31 pessoas envolvidas com o projeto (autoridades locais, consultores, planejadores, líderes comunitários e gestores do megaprojeto), ocasião em que foram discutidos os impactos que o megaprojeto traz para os governos e autoridades locais.

O megaprojeto do Complexo Industrial Portuário de Suape e suas implicações nas comunidades locais também foi apresentado pelo professor Leonardo Meira para uma plateia de acadêmicos, professores e consultores da UCL. Também foi realizada uma visita técnica às obras do Tideway Tâmisa. A UCL é referência mundial (9º lugar no último ranking QS Universities Rankings) e a Bartlett School of Sustainable Construction, onde os pesquisadores da UCL estão lotados, é a número 1 do mundo no mesmo QS Universities Rankings.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE

atendimentoppgec@gmail.com