Notícias Notícias

Voltar

Pesquisa da UFPE sobre segurança pública é transformada em lei pelo município do Ipojuca

A parceria entre a UFPE e a Prefeitura do Ipojuca teve início em 2022

Pesquisa desenvolvida por membros do Laboratório de Governança, Gerenciamento de Risco e Conformidade (LabGRC) da UFPE foi transformada, de forma pioneira, em lei sancionada pela Prefeitura do Ipojuca. O estudo, que envolveu o mapeamento de indicadores de segurança da cidade, resultou na instituição da Política de Segurança Pública Municipal e Defesa Social do município, em conformidade com o artigo 3º da Lei n.º 13.675/2018. “A UFPE se sente honrada em participar desse momento. Afinal, esse é o papel da Universidade: gerar conhecimento e aplicá-lo”, afirma o professor Jeronymo Libonati, coordenador do LabGRC.

Foto: Divulgação

Equipe da UFPE e da Prefeitura de Ipojuca comemoram resultados

A parceria entre a UFPE e a Prefeitura do Ipojuca teve início em 2022. Em um primeiro momento, os pesquisadores estabeleceram uma conformidade entre a legislação municipal e as legislações federal e estadual na área de segurança pública e defesa social. O trabalho envolveu ainda a análise dos índices de segurança e defesa social de Ipojuca, resultando na elaboração de uma proposta de Política Municipal, transformada agora em legislação, com diretrizes, princípios e objetivos, entre outros pontos.

Os pesquisadores do LabGRC entregaram ainda à Prefeitura do Ipojuca um painel de monitoramento da segurança municipal. Por meio dele, será possível fazer um comparativo entre os dados de segurança com o de outras cidades de Pernambuco. O painel torna possível, a partir do uso de tecnologia, inovação e gestão de dados, identificar as idades nas quais as mulheres são mais vítimas de violência, bem como saber o dia da semana no qual mais se cometem crimes no município, entre outros filtros.

Sancionada em 2018, a Lei Federal n.º 13.675 disciplina a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e institui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Ela prevê o compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal. “Com as novas regras, os órgãos de segurança pública, como as policias civis, militares e federal, as secretarias de segurança e as guardas municipais serão integradas para atuar de forma cooperativa, sistêmica e harmônica”, explica Armando Nascimento, pesquisador do LabGRC especialista em Arquitetura e Sistemas de Segurança Pública.

Vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, o Laboratório de Governança, Gerenciamento de Risco e Conformidade (LabGRC) foi criado com a finalidade de ajudar na melhoria da eficiência das organizações e seus recursos. Isso é feito por meio de ações voltadas para a melhoria da governança, redução dos riscos e atendimento às exigências legais e sociais. O laboratório também desenvolve atividades de apoio ao ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.

Matérias relacionadas

Laboratório do CCSA apresenta proposta de política de Segurança Pública para Ipojuca
UFPE e Prefeitura do Ipojuca assinam contrato para elaboração de política pública municipal de segurança e defesa social

 

Data da última modificação: 27/06/2023, 14:27