Pesquisa analisa impacto da pandemia na saúde mental de estudantes cotistas negros na UFPE

O questionário será disponibilizado por e-mail para discentes cotistas, regularmente matriculados nos anos de 2020 e 2021

Da Ascom Fiocruz PE

Pesquisadores da Fiocruz Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizam estudo com objetivo de analisar as condições de saúde mental de estudantes cotistas negros na UFPE durante a pandemia de covid-19. As instituições convidam o público-alvo a participar e ressaltam a importância da contribuição dos estudantes na pesquisa, que será realizada através do preenchimento de um questionário rápido, fácil e anônimo.

O estudo intitulado “Condições de Saúde Mental na Vida Acadêmica de Jovens Universitários Cotistas Negros em Pernambuco durante a pandemia de covid-19” surge da percepção de que as desigualdades sociais e o racismo estrutural na sociedade brasileira contribuem no sofrimento mental das pessoas negras, população que foi afetada de forma ainda mais intensa ao longo da pandemia.

Para participar basta responder ao questionário que será disponibilizado por e-mail para discentes cotistas, regularmente matriculados nos anos de 2020 e 2021, que terão sua identidade preservada. A partir das informações obtidas, será possível conhecer tanto as trajetórias sociais e econômicas dessa população negra de estudantes cotistas da UFPE, como as políticas públicas que tenham sido mobilizadas para o acolhimento e apoio dessas pessoas diante das mudanças provocadas pela pandemia no Estado.

Coordenado pela pesquisadora da Fiocruz PE, Tereza Lyra, em parceria com o professor Jorge Lyra, do Departamento de Psicologia da UFPE, e de Maria do Socorro Veloso, da área acadêmica de Saúde Coletiva da UFPE, o estudo tem o intuito de compreender os impactos da covid-19 nos alunos e consequentemente, buscar melhorias dos serviços institucionais tanto na universidade quanto na rede de saúde pública. O projeto, que conta com financiamento da Facepe, foi submetido e aprovado pelo comitê de ética em pesquisas com seres humanos da Fiocruz e conta com o apoio da Reitoria da UFPE.

Data da última modificação: 24/07/2023, 15:33