Palestra sobre Música Xamânica abre ciclo de Seminários do Nepe

O antropólogo Jean-Pierre Estival, da Université Paris-Nanterre, França, abordará o tema “O xamanismo e os cantos dos Guarani-Ñandeva e vizinhos do Chaco boreal paraguaio”

Música e Xamanismo é o tema da palestra que será realizada amanhã (18), às 10h, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE. O debate está sendo organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe), dando início a uma série de palestras e debates que busca discutir as questões voltadas para os processos de cura tradicional entre os povos indígenas.

A palestra intitulada “O xamanismo e os cantos dos Guarani-Ñandeva e vizinhos do Chaco boreal paraguaio” será ministrada pelo antropólogo Jean-Pierre Estival, que está de passagem pelo Recife. Jean-Pierre é pesquisador do Centre de Recherche en Ethnomusicologie (CREM/LESC CNRS, Université Paris-Nanterre, França). Após um doutorado sobre a música instrumental dos Asurini do Xingu (PA), pesquisou em Cuba, sobre ritmo e cognição musical, e, desde mais de 25 anos, com os Guarani-Ñandeva (também conhecidos como Tapiété) e os Ayoreo do Chaco paraguaio. Os temas principais dessas pesquisas são o xamanismo, o papel dos cantos purahei na cura, e também alguns aspectos cognitivos da memória.

Data da última modificação: 17/10/2023, 15:01