Notícias Notícias

Voltar

Palestra sobre Avaliação de Tecnologias de Saúde (ATS) discute o uso da tecnologia na tomada de decisões

O palestrante foi o professor português Carlos Bana, pesquisador do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa

Foto: Moisés de Holanda/HC-Ebserh

Evento ocorreu no auditório do Centro de Ciências Médicas

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital das Clínicas da UFPE, em parceria com o Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade, promoveu, durante a manhã de hoje (29), a palestra “Avaliação multicritério de tecnologias de saúde: metodologia e casos”, com o professor português Carlos Bana, que é doutor em Engenharia de Sistemas e pesquisador do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa.

O evento aconteceu no auditório do CCM e contou com a presença de integrantes da comunidade acadêmica e hospitalar interessados no assunto, incluindo gestores do HC, que é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Na palestra, Bana discorreu sobre o assunto a partir de sua própria experiência no IST de Lisboa, onde atua na área de Apoio à Decisão no Departamento de Engenharia e Gestão da instituição. O especialista explicou como é o desenvolvimento de métodos e de softwares para o apoio na tomada de decisões nas organizações, nesse caso, mirando especificamente empresas farmacêuticas e seus reguladores na ATS.

Dentro desse assunto, Bana discorreu sobre a prática em si do desenvolvimento desses métodos e softwares, em que foi explicado, por exemplo, o uso do cruzamento de metodologias para a identificação de aspectos que dificultem a tomada de decisões, e como todo o procedimento é estruturado sobre uma base teórica sólida e user-friendly.

O evento teve ligação direta com o Núcleo de Avaliação em Tecnologias em Saúde (Nats) do HC, criado em agosto de 2018 e que funciona por meio de uma comissão multidisciplinar que avalia a incorporação de novas tecnologias e medicamentos na instituição. O Nats é ligado à GEP do hospital e atua no apoio a outras três comissões dentro do HC: Farmácia e Terapêutica, Órtese, Prótese e Materiais Especiais e Parecer Técnico.

Data da última modificação: 29/10/2019, 17:02