Outubro Rosa no HC contará com série de ações voltadas para usuários, profissionais e estudantes

Simpósio, corrida no Campus Recife da UFPE, campanha de doação de cabelo e muitas ações educativas e de confraternização vão marcar a penúltima semana de outubro no HC

A programação do Outubro Rosa no Hospital das Clínicas da UFPE contará com uma série de ações, compreendidas de 23 a 29 de outubro. Essas atividades englobam o I Simpósio Multidisciplinar: Câncer de Mama (para profissionais, residentes e estudantes), uma corrida no Campus Recife da UFPE, aula de dança no estacionamento, apresentação musical e muitas ações educativas e de confraternização na Enfermaria e no Ambulatório de Oncologia. Além disso, já começou uma campanha de coleta de cabelo para confecção de perucas para mulheres que passam pela quimioterapia, com entrega nas Portarias 1 (da BR-101) e 4 (dos ambulatórios).

“Ações como essas são extremamente importantes porque o índice de casos de câncer ainda é muito alto e precisamos conscientizar cada vez mais a população que ainda tem muito pouco esclarecimento sobre a temática, como, por exemplo, o alerta para o risco de câncer de mama no sexo masculino, que não é muito divulgado. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer - Inca), 7 mil casos desse tipo de câncer em homens são diagnosticados por ano, em média” destaca a técnica de Enfermagem do HC, coordenadora da campanha e membro da Cipa, Suelice Guedes.

A abertura da campanha acontecerá no hall da Portaria 4 com a apresentação do Coral Bom Dia, sob a regência do maestro Jadson de Oliveira, no dia 23, a partir das 8h. E uma das novidades do Outubro Rosa do HC neste ano é a campanha de doação de cabelo para a confecção gratuita de perucas para pessoas que passam pelo tratamento oncológico. “Existem instituições que produzem e distribuem as perucas gratuitamente, mas, às vezes, falta a matéria-prima, os cabelos. Daí, a importância de nossa campanha. A paciente muda e volta a sorrir quando se olha no espelho com cabelos novamente”, pontua Suelice.

A organização do Outubro Rosa do HC realizou uma parceria com o salão de beleza Studio Lima, na Várzea (próximo ao HC), que proporcionará o corte de cabelo de forma gratuita a quem realizar a doação das mechas, de 23 a 27 deste mês. Mais informações pelo Instagram.

Outra novidade será a I Corrida de Conscientização pelo Câncer de Mama, que será realizada no domingo (29), com concentração em frente ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), a partir das 8h, que percorrerá as principais ruas e avenidas dentro da Campus Recife da UFPE. Tanto a corrida quanto o Simpósio terão como inscrição um pacote de absorvente íntimo a ser doado a entidades que dão apoio a mulheres em vulnerabilidade social.

OUTUBRO ROSA - Movimento internacional criado no início da década de 1990 e que tem como símbolo o laço cor-de-rosa, o Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante todo o mês, o Brasil e diversos países compartilham informações para contribuir com a redução da incidência e da mortalidade pela doença. Este ano, a campanha nacional tem como lema “Juntos somos mais fortes” e o objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde relacionadas à prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, são estimados cerca de 74 mil novos casos da doença em 2023, sendo o tipo de câncer que mais mata a população feminina. Por isso, é importante estar atenta aos sinais da doença. Os mais comuns são caroço na mama, que pode ser identificado no autoexame, pele da mama avermelhada ou com textura diferente, alterações no bico do peito, saída de líquido do mamilo e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Ainda de acordo com o Inca, a prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores. “Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporais adequadas é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar é também um fator protetor”, informa o Inca, em seu site.

Data da última modificação: 05/10/2023, 15:56