Optica Student Chapter Recife abre inscrições para oficinas e palestras do III Dia Internacional da Mulher na Ciência

Evento ocorrerá no dia 1º de março, no Departamento de Física da UFPE

O grupo Optica Student Chapter Recife promove, no dia 1º de março, seu III Dia Internacional da Mulher na Ciência, evento com atividades pensadas “para evidenciar a centralidade do papel feminino na construção do conhecimento científico”. As oficinas e palestras ocorrem, pela manhã e à tarde, no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O acesso é gratuito e estudantes do Ensino Médio, da graduação e da pós-graduação já podem se inscrever por esta página do evento (haverá certificado de participação).

As oficinas Introdução a Arduino e Experimentos em Ópticas são voltadas para estudantes do Ensino Médio ou que estejam no início da graduação. Ambas têm uma hora de duração e ocorrem na parte da manhã.

A tarde concentra a mesa-redonda e a palestra da programação. Primeiro, as professoras Marcia Barbosa, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Lídia Carvalho Gomes, do Departamento de Física da UFPE; Janaína Versiani dos Anjos, do Departamento de Química Fundamental da UFPE; e Beate Saegesser, do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFPE, falam sobre o tema “Estratégias para impulsionar a presença feminina na ciência”.

Em seguida, a professora Marcia Barbosa, que é secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e foi premiada pela ONU Mulheres em 2021 como uma das 7 cientistas que moldam o mundo, retorna para ministrar uma palestra intitulada “Mulheres na ciência: uma verdade inconveniente’.

9h30 – Abertura
10h – Oficina 1: Introdução a Arduino
11h30 – Coffee break
11h30 – Oficina 2: Experimentos em Óptica