Olimpíada Pernambucana de Informática está com inscrições abertas

Disputa acontecerá no dia 28 de novembro e é voltada para estudantes de diferentes níveis de ensino

Já estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Olimpíada Pernambucana de Informática (OPEI), que este ano ocorrerá no dia 28 de novembro. A disputa organizada pelo PET-Informática do Centro de Informática (CIn) da UFPE tem o objetivo de despertar o interesse pela matemática e computação, imprescindível na formação básica dos estudantes. A OPEI é voltada para alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior de instituições públicas e privadas do Estado. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de novembro no site oficial do evento.

A OPEI surgiu a partir de uma iniciativa do PET-Informática, através de inspirações de outras competições nordestinas realizadas por grupos PET, e vem crescendo exponencialmente desde a primeira edição, em 2015, que teve 75 alunos inscritos. Na última edição, em 2019, foram registrados 642 alunos inscritos, um aumento superior a 700%. A olimpíada é completamente organizada por alunos do curso de Ciência da Computação e possui modalidade teórica e prática, em que alunos sem conhecimento prévio na área de informática podem resolver desafios de lógica, raciocínio e matemática.

Ela também permite que os competidores possam conhecer de forma mais abrangente a carreira e ramos na área, procurando engajar os participantes em ações do próprio PET-Informática após a competição. Por fim, a olimpíada almeja preparar melhor e despertar o interesse de alunos pernambucanos para as competições nacionais e internacionais de programação, como a OBI e a ACM/ICPC.

No site oficial os estudantes podem acessar uma área para treinamento da prova teórica e prática com o material de disputas anteriores.

Devido à pandemia do novo coronavírus, esta edição da olimpíada ocorrerá de forma totalmente on-line, incluindo as provas. A parte teórica da competição terá auxílio de algumas plataformas do Google, como Forms e Classroom. Para a disputa das provas práticas a OPEI utilizará a plataforma Neps Academy.

opei@cin.ufpe.br

Data da última modificação: 08/10/2020, 21:22