Notícias Notícias

Voltar

Oficina sobre racismo e saúde pública será realizada nos dias 30 e 31 deste mês no CCS

Inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet

Pesquisadores e ativistas do Brasil e de outros países vão compartilhar seus conhecimentos com os participantes da oficina “Racismo como uma crise mundial da saúde pública”, nos dias 30 e 31 deste mês, no Centro de Ciências da Saúde da UFPE. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas por meio desta página. A atividade é coordenada pelos professores Kathryn Gwiazdon, Rosa Marques, Rafael Moreira e Marta Almeida (em memória). A oficina será realizada durante o período pré-congresso da Abrasco, que antecede o Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (1º a 3 de novembro), na UFPE.

A lista de palestrantes é formada pela professora universitária e doutora em Psicologia pela UFPE Nathalia Diórgenes, pela ativista da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e socióloga Rosa Marques; pela professora da Universidade de Benin (Nigéria) Ngozi Unuigbe; pelo doutor em Sociologia pela UFSP Deivison Faustino; pela psicóloga e mestra em Psicologia Jesus Moura; pela coordenadora da Política de Saúde da População Negra do Recife, Rose Santos; pela presidente do Ethics Specialist Group da IUCN World Commission on Environmental Law, Kathryn (Katy) Gwiazdon; pela yalorixá Fátima Brito, conselheira estadual de saúde em Pernambuco; e pelo professor Henrique Kohl (Mestre Tchê), do projeto Capoeira com a UFPE.

Também farão palestras o secretário nacional dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva; a promotora de justiça do Ministério Público de Pernambucano (MPPE) Irene Cardoso; a mestra em Ciências Farmacêuticas pela Université Paris-Saclay Juliette Estival; a doutoranda em Clínica Médica na Unicamp Kellen Vilharva Guarani Kaiowá; a assistente social pela UFPE e ativista transfeminista Jarda Araújo e a presidente da Society for the Analysis of African American Public Health, Sandy-Asari Hogan.

A oficina é estruturada em painéis, debates, relatos de experiência, rodas de conversa e uma apresentação cultural, ações que ficarão concentradas no Auditório Adélia Hatem, que fica no CCS.

Ao final do encontro, será construída a “Declaração sobre o racismo como uma crise global de saúde pública”. O documento será compartilhado e assinado por pessoas e organizações nacionais e internacionais compromissadas com o enfrentamento da questão.

A oficina é promovida pelo International Network for Epidemiology in Policy (Inep), com apoio da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da UFPE, Center for Environmental Ethics and Law (CEEL) e da Society for the Analysis of African American Public Health Issues (SAAPHI). 

Ela faz parte da programação prévia do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas, que será realizado de 30 deste mês a 3 de novembro, no Campus Recife, pela Abrasco, UFPE, Fiocruz e Instituto Aggeu Magalhães. O tema deste ano é Emancipação e Saúde: decolonialidade, reparação e (re)construção crítica (programação). 

Mais informações
Instagram da Oficina Racismo Saúde Global
@oficinaracismoglobal
 

Data da última modificação: 25/10/2023, 09:36