Observatório Nacional abre inscrições para atividades da Escola Itinerante de Geofísica na UFPE em agosto

A Escola Itinerante de Geofísica do Observatório Nacional aporta pela primeira vez na Universidade Federal de Pernambuco, com atividades realizadas do dia 8 a 10 de agosto. Estudantes de graduação e de pós-graduação de cursos ligados à área de Tecnologia já podem se inscrever gratuitamente para participar dos minicursos ou para assistir às palestras por meio deste formulário.

O Observatório Nacional (ON) é uma unidade de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Ele realiza ações de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação com foco em três áreas: Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência.

Na UFPE, serão oferecidos dois minicursos: “O Geomagnetismo da Terra Sólida e as Novas fronteiras do Clima Espacial”, que será ministrado pelo pesquisador Luiz Benyosef, e “Sismologia: existem terremotos no Brasil?”, que será ministrado pelo pesquisador Diogo Coelho. A palestra “Abordagem geofísica no Nordeste brasileiro: um estudo de caso” será proferida pelo pesquisador Nicolas Hispagnol.

A comissão organizadora do evento em Pernambuco é formada pelos professores Antônio Carlos Pavão (UFPE), Carol Leandro (UFPE), Fernando Machado (UFPE) e Guilherme Pereira da Silva (IFPE). As atividades serão realizadas no auditório do Departamento de Física, que fica no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).

08/08
9h30 às 10h – Abertura
10h às 12h – Minicurso “O Geomagnetismo da Terra Sólida e as Novas Fronteiras do Clima Espacial” (aula 1)
14h às 16h – Minicurso “Sismologia: existem terremotos no Brasil?’ (aula 1)