Notícias Notícias

Voltar

Observatório da Sé terá programação especial na Semana Mundial do Espaço

A Semana Mundial do Espaço teve início em Houston (EUA) na década de 80 com a celebração do primeiro pouso na Lua

O Observatório Astronômico da Sé, em Olinda, estará com uma programação especial de 4 a 10 deste mês. É quando acontece, em dezenas de países, a “Space Week”: Semana Mundial do Espaço. Haverá observação do céu, jogos e exibição de documentários.

A Semana Mundial do Espaço teve início em Houston (EUA) na década de 80 com a celebração do primeiro pouso na Lua. Em 1999, ela se espalhou para mais de 15 nações. Foi quando a Assembleia Geral da ONU reconheceu o evento, que passou a ser celebrado de 4 a 10 de outubro. No ano seguinte, foi o lançamento do Milênio Espacial e, a cada ano, um tema diferente é escolhido para as ações.

Este ano, o tema é “Explorando novos mundos no espaço”. Em foco, missões espaciais voltadas para a astrobiologia, cujo objetivo é a busca da existência de matérias orgânicas de locais ou regiões fora do Planeta Terra. É o caso da New Horizons (primeira missão da NASA para Plutão e o Cinturão de Kuiper). O tema também destaca projetos de pesquisa de tecnologias espaciais que permitam a vida humana em outros planetas, bem como os projetos de exploração e utilização de recursos extraterrestres, como metais de asteroide e água da Lua.

Desde o ano 2000, já foram enfocados temas como Explorando Marte; Espaço para segurança; Espaço para a Educação; Espaço para salvar vidas; Espaço para o Desenvolvimento Sustentável; entre outros. Em 2016, o tema de “Sensoriamento Remoto: Habilitando o nosso futuro” comemorou a observação da Terra a partir do Espaço como forma de melhorar as condições do planeta: foram mais de 2700 eventos em 86 países.

PROGRAMAÇÃO – Durante os sete dias da “Semana Mundial do Espaço”, a partir das 18h, haverá maratona de documentários sobre o Espaço e Astrobiologia. A partir das 17h, haverá jogos como o Boliche Espacial e o Quis Astronômico. Os vencedores ganharão de brinde satélites construídos com material reciclável.

Todos os dias, haverá também Observação do Céu: a lua, que estará passando da fase cheia à minguante, estará visível a partir das 16h. Saturno e seu satélite natural Titan estarão visíveis a partir de 18h.

Na segunda-feira (9), o Observatório, que geralmente abre de terça a domingo, abre excepcionalmente para uma visita guiada do grupo de frequentadores ao Obelisco da Sé. No local, em 1882, astrônomos observaram o fenômeno conhecido como “Trânsito de Vênus”, quando o planeta, a Terra e o sol encontram-se alinhados, permitindo o cálculo da distância Terra-Sol. O grupo aproveitará o momento para uma agradável conversa sobre a Astronomia no estado de Pernambuco.

 

Data da última modificação: 02/10/2017, 16:54