Obras do acervo da UFPE integram exposição que celebra 50 anos do Movimento Armorial

As peças podem ser vistas de 18 deste mês até o dia 7 de janeiro, no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), no bairro das Graças

A UFPE, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc)/Diretoria de Cultura, colaborou com a exposição comemorativa dos 50 anos do Movimento Armorial por meio do empréstimo de obras do seu acervo. Na coletânea cedida estão 14 obras, sendo  seis produções de Aluísio Braga; quatro de Fernando Lopes da Paz; três de Samico; e uma de Miguel dos Santos. A cessão foi feita através de um Termo de Empréstimo com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Depois de passar por Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, a exposição chega ao Recife e estará aberta ao público no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), no Bairro das Graças, de 18 deste mês até o dia 7 de janeiro. A visitação é gratuita, mas é necessário que o público reserve os ingressos na internet aqui.

A proposta da exposição é oferecer uma imersão no Movimento Armorial através das artes plásticas, da música, da dança, da xilogravura, da literatura de cordel, do cinema e de recortes das aulas espetáculos do mestre Ariano Suassuna. A mostra ocupa o térreo e as três galerias do piso superior do Museu do Estado. No térreo, é apresentada uma cronologia ilustrada com fotos raras da trajetória pessoal e artística de Ariano.

Também está exposta uma alegoria de quase quatro metros da Onça Caetana - personagem de mitos sertanejos presente na obra de Ariano - do bonequeiro Agnaldo Pinho, além de uma obra do xilogravurista Pablo Borges, feita especialmente para a visitação recifense. Completam essa sessão estandartes de diversas agremiações e capas de livros do escritor. No piso superior, os visitantes podem conferir os figurinos criados por Francisco Brennand (1927-2019) para o filme “A Compadecida” (1969), primeiro longa baseado na peça teatral “Auto da Compadecida”, de Ariano.

EXPOSIÇÃO - Idealizada por Regina Godoy, a exposição Movimento Armorial - 50 anos é uma ação apresentada e patrocinada pelo Banco do Brasil e BB Seguros, com o objetivo de homenagear e comemorar os 50 anos do Movimento Armorial, fundado por Ariano Suassuna, em parceria com outros artistas na década de 70. A exposição conta com artes visuais, textos, fotografias, figurinos, músicas e outros materiais que revivem a história do Movimento Armorial.

Na exposição, o visitante poderá conferir obras de artistas importantes para a arte Armorial, como o próprio Ariano, Miguel dos Santos, Francisco Brennand, Manuel Dantas Suassuna, Gilvan Samico, Aluísio Braga, Zélia Suassuna, J.Borges e Lourdes Magalhães. A maior parte do acervo pertence a colecionadores particulares e a instituições - como a Universidade Federal de Pernambuco, o Museu da Arte Moderna Aluísio Magalhães e a Oficina Brennand.

Ariano Suassuna, durante sua atuação como secretário da Cultura de Pernambuco na década de 1990, e diretor da Cultura da Universidade Federal de Pernambuco na década de 1970, reuniu diversas obras do Movimento Armorial e potencializou o acervo público universitário. Algumas das obras adquiridas nesse período e que fazem parte do acervo da UFPE foram emprestadas para a exposição.

Assista aqui à visita guiada disponível no YouTube da Proexc.

@exposicaoarmorial50

Data da última modificação: 17/10/2023, 14:44