Nupac promove simpósio e caminhada em defesa da vida

O Núcleo de Pesquisa e Avaliação Comportamental em Grupos de Risco (Nupac-GR), formado por alunos do Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (Posneuro) da UFPE e coordenado pelo professor Everton Botelho Sougey, vai promover, no dia 14 deste mês, o Simpósio sobre o Suicídio da UFPE e, no dia seguinte (15), a Caminhada Pró-Vida UFPE. O primeiro evento ocorrerá às 13h, no Auditório Jorge Lobo (do CCS) e a concentração da caminhada terá início às 9h, ao lado do espaço de patinação do Parque da Jaqueira.

Ambos o eventos são gratuitos, porém para o simpósio é necessário fazer inscrição on-line, que está aberta a partir da próxima quinta-feira (6). Neste ano, os inscritos devem levar 1 quilo de alimento não perecível ou material de limpeza/higiene pessoal, que será doado a instituição beneficente do Recife. Para a caminhada, não precisa de inscrição, mas os organizadores recomendam que se use roupa amarela, cor adotada na campanha de valorização da Vida. Serão distribuídos brindes e balões para as crianças e haverá apresentação da banda do Exército.

O simpósio contará com a participação do médico e professor Quirino Cordeiro Júnior coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, docente do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e professor afiliado e coordenador do Grupo de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica da Unifesp; do médico-psiquiatra Antonio Geraldo, membro da Academia de Medicina de Brasília e integrante da direção da Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr); e da professora Kátia Petribu , da Universidade de Pernambuco e médica psiquiatra da Fundação de Saúde Amaury de Medeiros.

NÚCLEO – O Simpósio Sobre o Suicídio da UFPE foi criado por um grupo de pesquisadores do Posneuro-UFPE. O Nupac-GR compõe uma das linhas de pesquisa do Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa sobre Transtornos e uma das linhas de pesquisa é o campo da suicidologia e na tentativa de corroborar para redução das taxas de suicídio e de se integrar às atividades do mês de conscientização sobre a violência auto infligida (Setembro Amarelo). O evento é realizado em consagração ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

Para os organizadores, a realização do evento contribui para adoção de medidas preventivas baseadas na divulgação de informações e troca de conhecimentos entre os convidados, palestrantes e o público participante e “espera-se, ainda, que a ação possa corroborar no combate do preconceito dos casos de tentativa e suicídio na cidade de Recife”.

(81) 98645.1150 (Whatsapp/Tatiana)
grupodepesquisanupac.gr@gmail.com