Notícias Notícias

Voltar

Nudoc-UFPE disponibiliza o Fundo Polop - Política Operária

A discussão em torno do lançamento do catálogo será feito no segundo encontro do Ciclo de debates do Nudoc, na próxima sexta-feira (1º), às 14h, no auditório do CCSA

O Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais de Pernambuco Dênis Bernardes (Nudoc), núcleo de extensão da UFPE, acaba de lançar o primeiro catálogo de seu acervo. A publicação apresenta o Fundo Polop - Política Operária. Além do inventário de todos os documentos, integralmente digitalizados e disponíveis ao público, há uma apresentação que traz um breve histórico da organização e outras fontes documentais disponíveis. O catálogo pode ser acessado aqui. 

A existência da Polop se deu, sob diferentes denominações, de 1961 a 1986. Sua história nos ajuda a entender mais os debates sobre a formação social brasileira, a batalha pela conquista da independência de classe por parte do proletariado, as vias de combate à ditadura de 1964-1985, a relação entre tática e estratégica, os desafios postos na conjuntura da reabertura democrática e constituinte, a crítica ao reformismo e muitos outros temas.

A discussão em torno do lançamento do catálogo será feito no segundo encontro do Ciclo de debates do Nudoc, na próxima sexta-feira (1º), às 14h, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Participarão três ex-militantes da Polop que hoje integram o Centro de Estudos Victor Meyer: Glaudionor Barbosa, Francisco Lira e Pedro Peres. Para participar do evento, é preciso se inscrever on-line. 

O fundo tem documentos que compuseram o arquivo da Polop no estado de Pernambuco. O arquivo originalmente ficava sob a guarda do dirigente estadual Francisco Lira. Quando estava em mãos de Múcio Magalhães (1963-), que militou na organização entre 1982 e 1986, foi doado no início da década de 2010 ao Nudoc, a partir de deliberação dos remanescentes da organização. O fundo ainda contou com a doação de documentos por parte de Ivaldo Pontes (1956-2016), também ex-militante da Polop e professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Mais informações
Instagram do Nudoc
@nudoc.ufpe 

Data da última modificação: 28/08/2023, 15:09