Notícias Notícias

Voltar

Núcleo Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade comemora 20 anos

O Nepe trouxe importantes contribuições para a consolidação de sua área de atuação como a promoção de discussão sobre a Educação Escolar Indígena

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE, completa 20 anos de atividades de pesquisa, extensão e ensino relacionadas às populações tradicionais, que incluem os indígenas, quilombolas e ciganos. O núcleo também congrega pesquisadores que atuam no campo da saúde nas áreas indígenas de Pernambuco. 

Nesse período, tendo como coordenador o professor Renato Athias, o Nepe trouxe importantes contribuições para a consolidação de sua área de atuação como a promoção de discussão sobre a Educação Escolar Indígena, que se iniciou em 1999 no Estado e que culminou com a criação da Licenciatura em Educação Indígena implantada no Campus do Agreste da UFPE, desde 2006. Outra iniciativa gestada no Núcleo foi a criação do bacharelado em Museologia, implantado em 2009. 

Desde 2009, Athias coordena o Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife (Fifer) que, indo para 8ª edição, é reconhecido mundialmente na rede da Antropologia Visual e no Filme Etnográfico. Atualmente, o professor é vice-presidente da Comissão de Museus e Patrimônio Cultura da International Union for Anthropological and Ethnological Sciences (Iuas), faz parte de várias comissões nacional e internacional, além de coordenar o Grupo de Estudos em Saúde Indígena (Gesi) que faz parte do Grupo de Interesse Especial (SIG) interuniversitário na Rede de Telessaúde (Rute). 

Renato Athias veio ao Brasil este mês para participar da inauguração da Exposição de Longa Duração do Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) da qual ele foi o curador, devendo retornar, em seguida, a Paris onde dará continuidade às suas atividades de estágio pós-doutoral sênior na École de Hautes Études en Science Sociale.

Data da última modificação: 21/02/2018, 16:57