Notícias Notícias

Voltar

Núcleo Erer da UFPE divulga o IV Novembro Negro: O impacto do combate ao racismo institucional

As atividades vão ser realizadas durante todo o mês de novembro

O Núcleo de Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais (Núcleo Erer) da UFPE divulga, durante todo o mês de novembro, atividades que integram o IV Novembro Negro: O impacto do combate ao racismo institucional. O objetivo é dar visibilidade e fortalecer as ações afirmativas realizadas por diversos setores, sujeitos, projetos da comunidade da UFPE (unidades de gestão, docentes, discentes, projetos de pesquisa e extensão etc.), visando identificar a adesão, o comprometimento e a evolução da implementação do plano de combate ao racismo institucional da UFPE na proposta desta se firmar como uma universidade efetivamente antirracista. Entre as atividades, estão palestras, cine debate, seminário e lançamento de editais e de panorama sobre cotistas na graduação e na pós-graduação na UFPE.

Atividades que compõem o IV Novembro Negro

Veiculação do Calendário Negro

O Calendário Colaborativo Negro é uma ação que busca coletar as atividades realizadas pela comunidade acadêmica e suas diversas ramificações institucionais e/ou protagonismos estudantis buscando divulgar os eventos que estão relacionados às questões étnico-raciais. Nesta edição, a proposta é mapear as ações afirmativas propostas pela comunidade acadêmica: setores administrativos, corpo docente, discentes e/ou grupos/núcleos de estudo que trabalham a temática étnico-racial.

Participação no Enexc

Roda de Diálogos: Diálogos entre Extensão e Educação das Relações étnico-raciais
Dia: 09/11
Horário: 10h às 12h
Local: auditório do I-Litpeg – UFPE
Objetivo: O encontro tem por objetivo fomentar a aproximação e as trocas de experiências entre os projetos de extensão em Erer e a identificação de limites e potencialidades dos respectivos projetos.

Painel: Panorama do Combate ao Racismo na UFPE

Data: 20/11
Local: Auditório João Alfredo - Reitoria UFPE
Horário:14h

Apresentação de panorama sobre o ingresso de cotistas pretos e pardos nos cursos de graduação;
Apresentação de panorama sobre o ingresso de cotistas pretos e pardos nos cursos de pós-graduação da UFPE;
Apresentação de dados comparativos do ingresso de servidores pretos e pardos nos concursos da UFPE;
Apresentação do levantamento de dados dos grupos de pesquisa em Erer;
Lançamento do Edital de Fomento à Pesquisa em Erer;
Lançamento da Proposta de Ingresso de quilombolas e indígenas nos cursos de graduação;
Apresentação de ações direcionadas à população quilombola e veiculação de vídeo institucional sobre quilombolas na UFPE; e
Criação da Comissão Permanente de Combate ao Racismo Institucional da UFPE.

I Encontro Pernambucano sobre Ensino e Práticas Pedagógicas Antirracistas 

Data: 22/11
Local: Auditório João Alfredo - Reitoria UFPE
Horário: 9h
Objetivo: O objetivo do evento é possibilitar momentos de reflexões e debates sobre a abrangência dessas temáticas nos cursos de graduação das IES e nos cursos dos Institutos Tecnológicos, assim como permitir a troca de experiências de docentes e discentes que desenvolvam práticas pedagógicas antirracistas como propostas metodológicas de ensino-aprendizagem nas instituições públicas e privadas em que atuam.

Cine Debate: Solidão dos Corpos Negros no Espaço Acadêmico

Data: 24/11
Local: Cinema da UFPE
Horário: 14h
A exibição e o debate do curta no mês do Novembro Negro ocorrerão durante a Mostra “Maremoto Urbano” promovido pelo Diretório Acadêmico da Gestão Almery Steves em colaboração com o Cinema da UFPE, com coordenação de Wandryu Figuerêdo. A mostra busca promover o debate sobre a solidão e suas diversas esferas vividas por estudantes e profissionais negros na academia, construído a partir de relatos de discentes, técnicos e docentes da UFPE, em busca da promoção de um diálogo crítico e aberto sobre o racismo sistêmico no ambiente acadêmico, visando encorajar a promoção da discussão.

III Seminário Nacional sobre Políticas de Educação em Saúde da População Negra

Data: 29 a 30/11
Local: Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE
Horário: 9h às 19h
Objetivo: O evento científico tem como objetivo refletir sobre o lugar da educação em saúde da população negra no Sistema Único de Saúde (SUS) e promover o aprofundamento teórico-metodológico sobre educação em saúde da população negra na atenção básica, tendo como eixo orientador a contribuição da academia para a construção das políticas públicas de saúde, a Política de Atenção Básica (Pinab) e a Política de Atenção Integral da Saúde da População Negra e o fortalecimento do SUS.

Data da última modificação: 13/11/2023, 10:24