Novos 256 bolsistas Proaes da UFPE são recepcionados no Campus Recife

Evento ocorreu no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)

O acolhimento aos 256 novos estudantes contemplados com a Bolsa de Manutenção Estudantil do Campus Reitor Joaquim Amazonas, disponibilizada pela Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes), foi realizado na manhã de hoje (29), no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). O grupo foi recepcionado por integrantes da gestão da UFPE e por uma representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), pessoas que ressaltaram a importância da assistência estudantil e convidaram os ingressantes a aproveitar e se engajar nas diversas oportunidades oferecidas no ambiente universitário.

Fotos: Guilherme dos Santos

Pró-reitor explicou atividades da assistência estudantil

“A UFPE se alegra muito em poder receber vocês aqui. A assistência estudantil é resultado da luta de universidades e estudantes”, destacou o pró-reitor para Assuntos Estudantis, Fernando José do Nascimento, logo no início da cerimônia. Mais tarde, ele continuou: “Tenho esperança de que vamos continuar avançando para termos ainda mais estudantes contemplados e ainda mais estrutura”.

A estudante do curso de Enfermagem Andresa Candida, que, na ocasião, representava o Diretório Central dos Estudantes (DCE), afirmou: “Sabemos pelos dados sobre evasão escolar e universitária que muitas pessoas precisam sair por falta de assistência estudantil. Eu vim da Odontologia e, assim que cheguei aqui, vi que conseguiria concluir esse curso [Enfermagem]”.

“Por trás de cada publicação que vocês veem na página da DAE tem todo um trabalho da equipe técnica e da gestão da Universidade, tenho visto muito empenho dessa gestão com a assistência estudantil. Durante a pandemia, e com tantos cortes, houve um grande esforço para manter nossos estudantes assistidos. Agora, com a perspectiva de melhoria com as mudanças políticas que estão acontecendo, esperamos fazer ainda mais. Nosso trabalho é para garantir a permanência de vocês, isso inclui as bolsas, o Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase), o Restaurante Universitário (RU)... Queremos ver vocês formados e contribuindo com a sociedade”, afirmou o diretor de Assistência Estudantil, Jônatas Félix da Silva.

Auditório ficou lotado com os novos bolsistas

“Temos uma visão muito clara da importância da assistência estudantil. Nos momentos mais complicados da pandemia, o que estava intocável em nossa mesa era a assistência estudantil. Estamos muito atentos a isso nacionalmente, o reitor Alfredo Gomes participa das discussões na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), precisamos ampliar essas iniciativas. É uma pauta nacional importante. Queremos que vocês tenham uma formação cidadã e não apenas conteudista”, avaliou o vice-reitor Moacir Araújo.

O reitor Alfredo Gomes encerrou as falas oficiais: “A partir dos anos 2000, as políticas de democratização, para acesso e permanência de estudantes, de interiorização e de cotas começaram a mudar as universidades. Vocês estão vivendo um momento de ruptura de estruturas elitistas e de mudança do perfil socioeconômico dos estudantes universitários. Esperamos que vocês possam fazer a melhor formação e continuem proporcionando novas oportunidades para as gerações seguintes. Vocês é que vão tocar as universidades no futuro, atuar em outras áreas profissionais. Desejamos que vocês se engajem neste projeto de universidade pública cada vez mais plural, inclusiva, antiracista e anticapacitista”.

A cerimônia desta quinta-feira correspondeu à primeira parte do acolhimento ao grupo. A segunda ocorrerá de amanhã (30) até o dia 6 de julho e será conduzida pela equipe de Serviço Social do Núcleo de Assistência Estudantil (Naest) na Diretoria de Assistência Estudantil (DAE).

A participação nos dois momentos é obrigatória no processo seletivo, de acordo com o item 12.3 do Edital. Cada estudante deve acessar este formulário para agendar um horário nas datas disponíveis e levar o Termo de Compromisso preenchido, assinado e datado (o documento foi enviado por e-mail, mas também está acessível pelo link). Caso a pessoa não tenha como participar, precisa justificar sua ausência com antecedência por meio deste outro formulário.

Diretoria de Assistência Estudantil (DAE)
(81) 2126.3174 (WhatsApp)

dae.proaes@ufpe.br