Museu da Parteira recebe nota máxima no Prêmio Ponto de Memória, do Ibram

Docentes e alunos do Departamento de Antropologia e Museologia (DAM) integram a iniciativa

O Museu da Parteira recebeu o Prêmio Pontos de Memória 2023 - Edição Helena Quadros, ofertado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), pela ação “Troca de Saberes: Tecendo Redes”. A ação continuada que tem como objetivo promover a articulação entre parteiras, parteiras e instituições, parteira e grupos, parteiras e sociedade ampla, tendo o museu como mediador, recebeu nota máxima em sua avaliação.

Foto: Eduardo Queiroga

Parteiras tradicionais fazem parte do Museu da Parteira

Fazem parte da iniciativa as associações de parteiras tradicionais de Caruaru e de Jaboatão dos Guararapes, o Grupo Curumim Gestação e Parto, e um grupo de pesquisadores do Departamento de Antropologia e Museologia (DAM) da UFPE, formado pelos professores Elaine Müller e Hugo Menezes (DAM), a doutoranda Júlia Morim (Programa de Pós-Graduação em Antropologia/PPGA) e a servidora técnico-administrativa na UFPE e mestra em Direitos Humanos pelo PPGDH/UFPE Marina Maria Teixeira da Silva.

O Prêmio Pontos de Memória tem como finalidade reconhecer e premiar práticas em Museologia Social e processos museais comunitários, que tenham contribuído para a identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial de grupos, povos e comunidades representativos da diversidade cultural brasileira, sendo um importante reconhecimento público das ações e atividades no campo da museologia. Esta edição selecionou oito candidaturas de cada uma das cinco regiões do país, totalizando 40 iniciativas.

MUSEU - O Museu da Parteira é uma iniciativa nascida como programa de extensão na UFPE que se tornou um coletivo cultural formado por parteiras e pessoas apoiadoras de seu ofício, como as pesquisadoras e pesquisadores da UFPE. Desde 2012, a iniciativa atua na documentação, promoção, valorização e articulação das parteiras tradicionais e seus saberes. Nasceu da imaginação museal e do desejo de parteiras pernambucanas de narrarem suas histórias por si próprias e cresce como um centro de referência sobre o partejar tradicional, promovendo seus saberes e suas práticas, valorizando suas detentoras e transformando-se num espaço de reflexão e articulação de novas ideias e parcerias.

O Museu da Parteira é um museu em processo, experimental, no qual uma série de ações vêm construindo e propagando narrativas imagéticas, expográficas, documentais e biográficas acerca desse universo, articulando patrimônio, saberes, gênero e memória. Ele existe sem muros, desterritorializado, itinerante como um articulador dos saberes e das mulheres-parteiras, tecendo redes.

museudaparteira@gmail.com

Data da última modificação: 01/12/2023, 16:20