Mudanças globais surgidas a partir dos anos 2000 são tema de palestra do Instituto Futuro

Evento fez parte do Observatório do Front, fórum sobre temas emergentes na contemporaneidade

O novo cenário mundial criado no final dos anos 2000 que resultou em transformações interdependentes entre as evoluções econômicas e as relações geopolíticas. Esse foi o foco da palestra “O momento ‘2008’ e a economia política da globalização”, com o economista Claude Serfati, que ocorreu na tarde de ontem (18), no auditório 3 da Biblioteca Central da Universidade. Claude é pesquisador associado do Instituto de Pesquisa Econômica e Social (Ires) e do Centro de Estudos da Globalização, dos Conflitos, Territórios e Vulnerabilidades (Cemotev) da Universidade de Versailles-Saint-Quentin-en-Yvelines, na França.

Foto: Passarinho

Pesquisador destacou cenário mundial criado nos anos 2000

“Em 2008 eclodiu uma crise financeira que se transformou amplamente em crise econômica”, explicou Claude. “Penso particularmente na situação dos exércitos dos Estados Unidos no Iraque, que manifestou os limites de toda potência norte-americana e da política de Bush, e também de um ponto de vista das relações geopolíticas e sociais daquilo que a gente chamou de Primavera Árabe, que mesmo não acontecendo na maioria dos países abalou profundamente os aparelhos de estado”, analisou o pesquisador. A palestra foi realizada em francês e contou com tradução simultânea.

O evento foi uma promoção do Instituto Futuro da UFPE no âmbito do Observatório do Front, fórum de debates sobre temas emergentes na contemporaneidade. “O Observatório é a instância que a gente constituiu dentro do Instituto Futuro para articular a produção de conhecimento na Universidade a partir de temas emergentes e convidando a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para participar”, explicou o professor Daniel de Souza Vieira, coordenador adjunto do Instituto Futuro e curador do Observatório do Front. Estavam presentes o reitor Anísio Brasileiro e a coordenadora do Instituto Futuro, Maria de Jesus de Britto Leite.

Data da última modificação: 19/06/2018, 17:18