Mostra fotográfica Recife Cidades aborda olhares por espaços urbanos no Recife

Abertura da exposição ocorre hoje (27), às 15h30, na sala anexa ao cinema da UFPE

Que cidades habitam Recife? Quantas paisagens urbanas podemos perceber ao caminhar por espaços marcados pela multiplicidade e diversidade de pessoas e situações? Essas foram algumas das questões que nortearam a criação da mostra fotográfica Recife Cidades, cuja abertura ocorre hoje (27), às 15h30, na sala anexa ao cinema da UFPE, situada no espaço do Centro de Convenções da Universidade, no campus Recife. A exposição é fruto da disciplina Introdução à Fotografia, ministrada pela professora Fernanda Capibaribe a estudantes de graduação do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade.

Destinada a estudantes do segundo período do curso, a exposição surgiu da reflexão em torno da fotografia urbana e as maneiras através da qual podem ser criados imaginários sobre a cidade. Na escolha de um tema para a mostra, o título "Recife Cidades" tem o intuito de, por meio da fotografia, refletir sobre as paisagens urbanas da cidade do Recife a partir de questões como pluralidade e diferença. As imagens foram realizadas ao longo de práticas fotográficas no centro da cidade e em outras territorialidades que compõem os espaços de circulação dos fotógrafos.

As fotografias foram ampliadas através de processo químico e distribuídas no espaço como instalação artística. Para tal realização, a turma se dividiu em quatro grupos: criação, produção, divulgação e montagem. A mostra é aberta ao público, gratuita, e permanece até o dia quatro de outubro.

Data da última modificação: 27/09/2023, 13:40