Mobilidade como serviço é discutida durante o XXXI Congresso da Anpet

Conceito foi apresentado no congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes

Os transportes públicos e privados ligados em rede para que as pessoas possam fazer uso otimizado deles é a lógica da mobilidade como serviço, um conceito que foi apresentado pela pesquisadora do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa Rosario Macario. A apresentação, realizada na manhã de hoje (30), no Mar Hotel, faz parte da programação do XXXI Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet), que começou ontem (29) e vai até amanhã (31), no Mar Hotel, em Boa Viagem.

A pesquisadora portuguesa explicou que a informação digital mudou a lógica da mobilidade, que passa a ser um instrumento para o acesso. Nesse contexto de quarta revolução industrial, baseada na fusão de tecnologias, o usuário deixa de se preocupar com a posse para focar no uso dos transportes. “As pessoas passam a ter um comportamento colaborativo e as políticas de mobilidade precisam acompanhar essas mudanças”, disse.

Foto: Passarinho

Reitor da UFPE destacou papel no poder público nos transportes

O reitor Anísio Brasileiro acompanhou a palestra e ressaltou a importância do poder público nesse contexto de mudanças. “É importante reafirmar a importância do transporte público, que são os sistemas capazes de propiciar a mobilidade das pessoas nas grandes cidades. Integrar diversos modos, que é a visão que a Rosário traz, de tal maneira que a diversidade da mobilidade seja atendida, é fundamental. Agora o que eu quero também registrar é a importância do Estado, a importância do direito ao transporte. Termos órgãos públicos com competência e capacidade para regular e ordenar o sistema de transporte e de trânsito é algo essencial em nosso Brasil”, afirmou o reitor.

A programação do evento conta com diversas conferências, reuniões, oficinas, workshops, minicurso, painel, seminário, lançamento de livros e apresentação de trabalhos. Na organização do congresso de 2017, a Anpet conta com a colaboração dos professores e alunos da área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas, do Departamento de Engenharia Civil da UFPE.

O professor da UFPE Leonardo Meira, que está na organização local do evento, destacou as novidades do congresso. “Temos várias novidades, como o conceito da mobilidade como serviço, apresentado pela professora Rosario Macario. Isso é o que tem de mais novo sendo discutido na Europa. A Anac está trazendo a discussão sobre a cobrança pelas malas. O Ipeia está trazendo a discussão sobre o plano nacional de logística que está sendo apresentado. Essas são as principais novidades que estamos trazendo no congresso”, afirmou.

EVENTO – O Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes é o mais importante evento científico da área de transportes para discussão e disseminação de resultados de pesquisas realizadas no país e no exterior. Os congressos da Anpet têm contribuído para a transferência de tecnologia e para o desenvolvimento profissional e pessoal de técnicos ligados ao setor de transportes. Ao realizar o XXXI Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, a Anpet busca reafirmar o seu propósito de atuar como um fórum de discussões, no qual todas as esferas ligadas à atividade de transportes possam apresentar seus problemas e soluções, discuti-los e refletir sobre linhas de ação num ambiente cooperativo e instrutivo.

Data da última modificação: 30/10/2017, 18:02