Ministro alemão Richter Josef Christ visita Faculdade de Direito do Recife

A Faculdade de Direito do Recife (FDR) recebeu, na manhã de segunda-feira (14), a visita de uma comitiva formada pelo ministro do Tribunal Constitucional Federal da Alemanha, Richter Josef Christ, pelo diplomata da Embaixada da Alemanha em Brasília Emil Richter e pelo cônsul substituto da Alemanha no Recife, Patrick Hansen. O ministro alemão veio à capital pernambucana para participar do seminário “Democracia Defensiva: Experiências da Alemanha e do Brasil”, promovido ontem (15) pela Embaixada da República da Alemanha no Brasil, pela Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe) e pela Associação Luso-alemã de Juristas.

Fotos: Eugênia Bezerra

Gestores da UFPE recebem a comitiva do governo alemão

Durante o evento, realizado no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), o ministro Richter Josef Christ fez uma palestra sobre o conceito de democracia defensiva (wehrhafte Demokratie), uma ideia existente no direito constitucional alemão. “As democracias liberais em todo o mundo enfrentam um dilema difícil de resolver: o Estado pode garantir a liberdade até mesmo para os inimigos da liberdade? O Estado deixa de ser liberal por não tolerar tais forças?”, afirmou o ministro Richter Josef Christ.

A ligação entre o direito alemão e o brasileiro foi um dos temas da conversa durante a visita à FDR. Ela foi conduzida pela vice-diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Antonella Galindo; e o professor do CCJ Venceslau Tavares Costa Filho; pelo diretor de Relações Internacionais da UFPE, Madson Góis Diniz; e pela pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE, Carol Leandro (esta última representou o reitor da UFPE Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo, pois ambos cumpriam agenda oficial em Brasília na ocasião).

Ministro Richter Josef Christ conhece projeto de restauro de livros antigos na FDR

O ministro Richter Josef Christ recebeu informações sobre a história do ensino de Direito em Pernambuco e sobre as atividades educacionais realizadas atualmente no CCJ enquanto conhecia as instalações da antiga construção. O integrante do governo alemão demonstrou bastante interesse, também, pelo trabalho de restauro e preservação de livros e documentos antigos que fazem parte da Biblioteca da Faculdade de Direito do Recife – entre eles estão os itens da Coleção Alemã, com obras que fizeram parte da biblioteca pessoal do jurista Tobias Barreto.

O ministro e os diplomatas agradeceram pela recepção e afirmaram que a Alemanha está disposta a criar novos laços entre os países. Isso também foi lembrado pela pró-reitora Carol Leandro, citando as experiências de mobilidade acadêmica já vividas por docentes e discentes da UFPE na Alemanha: “Espero que esta visita possa ser um marco desse processo de colaboração”.

Data da última modificação: 16/08/2023, 15:04