Memorial Denis Bernardes disponibiliza acervo da Escola de Belas Artes de Pernambuco para pesquisa e visitação

Correspondências, termos de posse, atas, fotografias, recortes de jornais, planos de aulas, dentre outros documentos estão acessíveis a pesquisadores, estudantes e ao público em geral

Por Allane Silveira

O Memorial Denis Bernardes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), espaço de preservação e de documentos históricos, disponibiliza ao público em geral o acervo administrativo da Escola de Belas Artes de Pernambuco (Ebap). A coleção é composta por correspondências, termos de posse, atas, fotografias, recortes de jornais, planos de aulas, dentre outros documentos que estão acessíveis a pesquisadores, estudantes e ao público em geral. O material data de 1932, ano de fundação da escola, a 1946, quando a Ebap formou a Universidade de Recife (UR) junto às Faculdade de Direito do Recife, Escola de Engenharia de Pernambuco, Escola de Farmácia, Escola de Odontologia, Faculdade de Medicina do Recife e Faculdade de Filosofia do Recife.

O bibliotecário do Memorial Denis Bernardes Tony Macedo explica que o material estava no acervo geral do Centro de Artes e Comunicação (CAC) até o início de 2013. Os documentos, em fevereiro do mesmo ano, foram transferidos para a Biblioteca Central e passaram a integrar o acervo do memorial. A coleção é composta por, aproximadamente, 90 mil páginas de documentos divididos em 470 livros encadernados dispostos em estantes. Os documentos se encontram também em parte digitalizados e acessíveis no Repositório Attena da UFPE.

O acervo, além de ter importância histórica para a Universidade e para a história da educação superior brasileira, representam parte da trajetória de personalidades nacionais e pernambucanas. “Pela Ebap, passaram nomes significativos da nossa história como Ariano Suassuna, Hermilo Borba Filho, Murillo la Greca, Fédora do Rego Monteiro, Lula Cardoso Ayres, Pelópidas Silveira,Vicente do Rego Monteiro, Domingos Ferreira, Paulo Freire, Evaldo Coutinho e Gastão de Holanda”, contextualiza o bibliotecário.

Dentre os documentos ligados à Ebap que estão disponíveis no memorial, Tony destaca o termo de posse de Joaquim Cardozo para assumir a cadeira de “História das Belas Artes no Brasil”, de 1934; o termo de posse de Paulo Freire para a cadeira de “História da Filosofia e da Educação”, de 1955; duas correspondências do ano de 1964 em que há uma solicitação de informações sobre servidores que “professam” ideologia contrária ao regime instaurado; carta informando sobre prisão do professor Pelópidas Silveira no ano de 1964; fotografia de aula externa; e carta de 1939 em que é solicitado ao então interventor Agamenon Magalhães a inclusão da Ebap no projeto orçamentário.

Renata Santana, bibliotecária e documentalista do Memorial, detalha o conteúdo de parte do acervo relacionado à Ebap disponível no Memorial. “As correspondências do acervo da Escola de Belas Artes são cartas trocadas entre os mestres da escola e outros professores e mestres de outros estados, bem como entre os professores e a direção, entre os alunos e a direção da escola etc.”, define. Ela conta que a digitalização do acervo começou primeiro por essas correspondências porque formam o material mais procurado em pesquisas.

PESQUISA - Tony acrescenta que os documentos da Escola de Belas Artes de Pernambuco formam um dos acervos mais visitados do Memorial Denis Bernardes. “Os pesquisadores vêm atrás de diversos conteúdos. Analisam desde atas de disciplina até aspectos do Modernismo brasileiro. Um exemplo: durante o centenário da Semana de Arte Moderna (1922), esse acervo foi muito procurado, porque a escola surge nesse burburinho, nessa movimentação, que aconteceu não somente em São Paulo, mas no Brasil todo e que repercutiu também no Recife”, conta. Ele revela também que o acervo é utilizado por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. “Recentemente, uma professora estava pesquisando sobre o gráfico amador dentro da Escola de Belas Artes. Outro professor, em uma época, pesquisou documentos de uma aluna da Paraíba que estudou na Escola de Belas Artes e que talvez seja uma das primeiras pessoas trans a estudar aqui”, explica.

O material passou por dois projetos de extensão financiados pelo edital do Programa de Incentivo e Bolsas de Extensão e Cultura (Pibexc) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). “O primeiro, em 2017, priorizou o inventário e catalogação do acervo e resultou em uma exposição no hall da Biblioteca Central em 2018. Em 2019, outro projeto foi aprovado por meio do mesmo edital. Dessa vez, o objetivo foi digitalização e disponibilização de correspondências e recortes de artigos de jornais no Repositório Attena da UFPE”, detalha Tony Macedo.

Interessados em visitar e pesquisar o acervo da Ebap podem ter acesso aos documentos presencialmente no memorial. A visita pode ser agendada por meio de formulário on-line. O formulário também pode ser acessado no link da bio da página do Memorial no Instagram @mdb.ufpe. O espaço também recebe visitas espontâneas. O Memorial Denis Bernardes fica localizado no 1º andar da Biblioteca Central.

Instagram do Memorial Denis Bernardes
@mdb.ufpe
mdb@ufpe.br

Relação de documentos