Melhor artigo da 9ª Conferência Latino-Americana em Computação Inteligente é desenvolvido por pesquisadores da UFPE, UPE e UFRPE

O professor Paulo Salgado, do Centro de Informática da UFPE, coorienta o trabalho com João Fausto de Oliveira (E-comp-UPE)

O trabalho “Hybrid System with Dynamic Classification for Combining Time Series Forecasts” ganhou o prêmio de melhor artigo da 9ª Conferência Latino-Americana em Computação Inteligente (IEEE LA-CCI). O evento ocorreu no Recife (PE), de 29 de outubro a 1º de novembro. Desenvolvido por pesquisadores do UFPE, Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), o artigo integra a pesquisa de doutorado de Emilly Alves (UPE) em Engenharia da Computação. Os professores João Fausto de Oliveira (UPE) e Paulo Salgado, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, orientadores do estudo científico, assinam a coautoria do artigo com Emilly Alves, Felipe Alberto Ferreira, professor da UFRPE, e Francisco Madeiro, professor da UPE.

O grupo desenvolveu uma abordagem baseada em meta-aprendizado para prever de séries temporais. No trabalho, um classificador é treinado para escolher o melhor modelo de aprendizado de máquina para prever um dado padrão temporal. “Por exemplo, em uma série diária, o sistema seleciona o modelo mais promissor para prever o fenômeno naquele dia específico, buscando assim melhorar a precisão das previsões”, explica o professor Paulo Salgado.

A conferência reuniu a comunidade de computação inteligente, com o objetivo de apresentar descobertas e inovações mais recentes nas múltiplas áreas da Inteligência Computacional. Além disso, é um fórum internacional de alto nível para o intercâmbio de pesquisas entre cientistas, profissionais, educadores e estudantes de várias partes do mundo para além da América Latina, como Estados Unidos e Taiwan.

Em relação à premiação recebida no IEEE LA-CCI, o professor Paulo Salgado ressalta a excelência em pesquisa desenvolvida pelo Centro: “Ter o melhor trabalho do evento mostra que o CIn, com os parceiros, continua fazendo pesquisas relevantes e de alto nível, abordando problemas complexos e atuais”.

Data da última modificação: 24/11/2023, 11:47